Pular para o conteúdo principal

Recomendado para você

EXCLUSIVO: "Turra é vítima de um sistema conveniente", diz defesa de piloto que agrediu adolescente

Geral
Geral
EXCLUSIVO: "Turra é vítima de um sistema conveniente", diz defesa de piloto que agrediu adolescente

F1: Desmembrando o 'truque' da taxa de compressão do motor Mercedes

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Desmembrando o 'truque' da taxa de compressão do motor Mercedes

Mick Schumacher detalha adaptação à Indy após primeiro teste em oval

Indy
Indy
St. Petersburg
Mick Schumacher detalha adaptação à Indy após primeiro teste em oval

NASCAR: Hamlin fala pela primeira vez após tragédia com pai e revela que sofreu nova lesão no ombro

NASCAR Cup
NASCAR Cup
Cook Out Clash at Bowman Gray
NASCAR: Hamlin fala pela primeira vez após tragédia com pai e revela que sofreu nova lesão no ombro

F1: Williams revela 'truque de combustível' para carregar bateria em 2026; entenda

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Williams revela 'truque de combustível' para carregar bateria em 2026; entenda

Quem são os engenheiros dos pilotos da F1 em 2026?

Fórmula 1
Fórmula 1
Quem são os engenheiros dos pilotos da F1 em 2026?

VÍDEO F1: Após ausência em Barcelona, Williams vai à pista pela primeira vez em Silverstone

Fórmula 1
Fórmula 1
VÍDEO F1: Após ausência em Barcelona, Williams vai à pista pela primeira vez em Silverstone

F1: Quem são os pilotos reservas das equipes para 2026?

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Quem são os pilotos reservas das equipes para 2026?
Análise

F1: Lawson foi uma boa escolha da Red Bull? Veja o que dizem os números

Max Verstappen terá outro companheiro de equipe ao seu lado este ano; Liam Lawson pode tentar, mas o que os dados dizem sobre essa árdua tarefa?

Liam Lawson, RB F1 Team, Max Verstappen, Red Bull Racing

Depois de quatro anos com Sergio Pérez, Max Verstappen terá Liam Lawson ao seu lado nos boxes nesta temporada da Fórmula 1.

O neozelandês se junta a Daniel Ricciardo, Pierre Gasly, Alexander Albon e Pérez como companheiros de equipe que Verstappen teve até agora na Red Bull. Dos nomes mencionados, o mexicano foi o que acompanhou Max por mais tempo.

Leia também:

A Red Bull caiu do primeiro para o terceiro lugar na classificação dos construtores, em parte devido ao fraco desempenho de Pérez, embora Verstappen tenha declarado que a causa está principalmente nos problemas de equilíbrio do RB20.

No entanto, a forma decepcionante de Sergio Pérez também se reflete adequadamente nos dados. O gráfico abaixo, que mostra as diferenças médias entre todos os companheiros de equipe de 2024, mostra que a diferença de Pérez para Verstappen foi a maior.

Checo concedeu uma média de 0,66 segundos ao holandês em uma volta de classificação e 0,56 segundos em uma volta de corrida. Excluindo as substituições de Oliver Bearman e Jack Doohan, essas foram as maiores diferenças entre todos os companheiros de equipe. Logan Sargeant concedeu aproximadamente o mesmo a Alexander Albon durante a classificação, mas se olharmos para os milésimos, a diferença de Pérez para Verstappen foi apenas um pouco maior.

 

Isso diz muito sobre o ano que Pérez terminou, embora não se deva esquecer que o assento ao lado de Verstappen é uma das posições mais difíceis de se ocupar na Fórmula 1. Com exceção do período da Toro Rosso com Carlos Sainz e do primeiro ano da Red Bull com Daniel Ricciardo, nenhum companheiro de equipe conseguiu acompanhar o ritmo de Verstappen.

O gráfico abaixo mostra que o mesmo se aplica a Pérez. O mexicano demitido foi significativamente mais lento que Verstappen nos treinos classificatórios e nas corridas todos os anos. Em 2022, a diferença foi menor, mas isso pode ser explicado de duas maneiras. Pérez teve um início promissor naquele ano, e o carro da Red Bull tendia a ficar um pouco mais inclinado, especialmente nos primeiros GPs daquela temporada, o que Verstappen, como sabemos, não gosta.

Além disso, o gráfico abaixo também mostra outra coisa: em termos absolutos, Pérez não cedeu muito mais a Verstappen em 2024 do que no ano anterior, especialmente durante a classificação. A diferença de Pérez para seu companheiro de equipe foi de pouco mais de seis décimos em ambos os casos, embora o impacto em 2024 tenha sido muito maior.

 Enquanto a supremacia da Red Bull em 2023 significava que Pérez ainda era perfeitamente capaz de garantir uma vaga na primeira, segunda ou terceira fila do grid com seis décimos atrás de seu companheiro de equipe, essa mesma margem em 2024 poderia significar uma saída no Q1. Portanto, em termos absolutos, Pérez não teve um desempenho muito pior, mas a reorganização do grid tornou a diferença em relação a Verstappen mais dolorosamente exposta e as consequências mais caras.

 

Tudo isso tornou a posição de Pérez - apesar de ele afirmar o contrário em alta e baixa velocidade - insustentável e deu a Liam Lawson a chance de ser promovido. Yuki Tsunoda também estava tentando conseguir um lugar ao lado de Verstappen, mas teve que se contentar com apenas um dia de testes da Red Bull em Abu Dhabi e um papel como piloto reserva na Red Bull em 2025.

Helmut Marko reconheceu com tristeza no mês passado que Tsunoda provou ser o mais rápido dos dois em termos de velocidade pura, mas que outras facetas foram o fator decisivo. Por exemplo, Tsunoda ainda tem - com ou sem razão - a imagem de um cabeça quente e a Red Bull vê mais potencial em Lawson para o futuro.

Ambos os elementos estão refletidos nos dados. O gráfico abaixo mostra as diferenças médias entre Tsunoda e todos os companheiros de equipe que ele teve na Racing Bulls (antiga AlphaTauri). Em primeiro lugar, ele mostra que Tsunoda foi claramente mais lento do que Pierre Gasly, mas superou todos os seus colegas da equipe irmã - pelo menos em termos de velocidade pura.

No entanto, a progressão de Lawson também pode ser vista, especialmente se você comparar os números de 2023 contra Tsunoda com os números de 2024. Enquanto o neozelandês ainda tinha que ceder muito durante a qualificação em suas participações em 2023, em 2024 essa diferença havia sido praticamente eliminada, com uma diferença média de apenas 0,05 segundo. Durante as corridas, a margem era ainda menor, permitindo que Lawson praticamente igualasse a velocidade de Tsunoda - e isso com muito menos experiência.

É exatamente essa imagem e o espaço para crescimento adicional que fazem com que a Red Bull classifique Lawson mais alto do que Tsunoda. A estabilidade mental e a capacidade de adaptação também contribuem para isso. Por exemplo, Lawson é considerado o mais forte mentalmente - como Marko literalmente proclamou - e mostrou no DTM e na Super Formula japonesa, entre outros, que pode se adaptar rapidamente a diferentes materiais e condições.

O desafio ao lado de Verstappen é obviamente muito maior do que qualquer coisa que Lawson tenha experimentado até agora, mas é exatamente isso que torna o aspecto mental importante. Não se abalar, mesmo que Verstappen prove ser o mais rápido semana após semana, é uma das principais tarefas que Lawson enfrenta para sobreviver no segundo lugar da Red Bull.

O progresso até agora e seus números melhorados em comparação com Tsunoda oferecem alguma esperança, mas certamente nenhuma garantia ainda do imenso trabalho que aguarda Lawson ao lado de Verstappen em 2025.

 

BORTOLETO revela TESTE SURPRESA, veja depoimento; WOLFF DESILUDIDO com HAMILTON, Honda em APUROS e +

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast Motorsport.com analisa histórias mais interessantes da F1 2025

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo! 

Artigo anterior F1: Williams vai à pista com Sainz e Albon em Barcelona
Próximo artigo F1: Red Bull define novo engenheiro de Lawson para 2025

Principais comentários

Últimas notícias