F1: Lawson se desculpa por mostrar dedo do meio a Pérez no México
Pilotos tiveram uma batida na 19ª volta
Liam Lawson e Sergio Pérez protagonizaram um momento, no mínimo, diferente durante o GP do México enquanto disputavam por posições na Curva 4 na 19ª volta. O neozelandês, que estreou oficialmente na Fórmula 1 em Austin, acabou mostrando o dedo de meio para o mexicano ao conseguir fazer a ultrapassagem.
Depois do acontecido, o piloto decidiu pedir desculpas a Checo pela demonstração de raiva que acabou 'ultrapassando' os limites.
Na pista, o neozelandês foi 'empurrado' para fora, enquanto a Red Bull tentava a ultrapassagem. Os dois acabaram colidindo na curva à direita seguinte e o carro de Pérez sofreu danos na borda do assoalho e no sidepod.
Mesmo que o mexicano tenha conseguido ficar à frente pelo restante da volta, o mesmo perdeu a liderança quando Lawson o passou na reta principal. Foi nesse momento que o piloto da RB se revoltou e e fez o gesto obsceno que foi capturado pelas câmeras.
Ao refletir sobre seu comportamento, Lawson disse que tomou a decisão baseado na frustração, mas admitiu que não era algo que ele deveria ter feito.
Liam Lawson, RB F1 Team VCARB 01, Sergio Perez, Red Bull Racing RB20
Foto de: Red Bull Content Pool
"Obviamente, é uma daquelas coisas do momento", explicou. "Ele passou metade da volta me bloqueando, tentando arruinar minha corrida, então fiquei chateado".
"Mas isso não é uma desculpa. Eu não deveria ter feito isso e peço desculpas por isso".
No entanto, Helmut Marko, conselheiro da Red Bull, não ficou muito impressionado com a agressividade de Lawson, muito menos com o gesto direcionado a Pérez.
"[Foi] uma colisão desnecessária, na qual eu vejo Lawson como o maior culpado", explicou Marko à ORF.
Ao ser questionado se foi bom o fato de Lawson, pelo menos, ter conseguido ser agressivo e disputar bem pela posição, Helmut foi sincero ao discordar que isso tenha sido positivo:
"Se tivesse sido outra pessoa, sim. Mas não a equipe irmã".
O próprio Lawson admitiu que provavelmente não foi ideal a forma como as coisas aconteceram com Pérez.
Sergio Perez, Red Bull Racing
Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images
"Não acho que Helmut goste disso", disse o neozelandês. "Não é do meu feitio, não é algo que você deveria estar fazendo".
Pérez, por sua vez, colocou a culpa firmemente nas costas de Lawson pelo choque na Curva 5, sugerindo que o piloto da RB poderia ter evitado facilmente o acidente.
No entanto, Lawson enxerga o momento de maneira diferente e considerou que ele não tinha para onde ir.
"Deixei espaço para ele na [Curva] 4 e estava chegando muito, muito tarde", disse ele. "Sinceramente, tentei lhe dar espaço".
"Ele me levou para fora da pista e não me deu espaço desde a Curva 5. Então, sabe, é lamentável a tensão, mas não sei para onde ele quer que eu vá".
SAINZ PASSEIA no MÉXICO; VERSTAPPEN ‘PUNIDAÇO’ e NORRIS TIRA DIFERENÇA no campeonato
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Max FAVORECIDO? Norris JÁ ERA? Ferrari MIRANDO TÍTULO e a F1 pós-EUA, com ANDRÉ NEGRÃO | WEC e Stock
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.