F1 - Lawson: Tive que ser 'agressivo' para conquistar vaga na Red Bull
Piloto neozelandês estava disputando contra Tsunoda pelo assento ao lado de Max Verstappen
Liam Lawson ingressou no grid da Fórmula 1 substituindo Daniel Ricciardo na metade de temporada de 2024 na RB. O piloto tinha um único objetivo: atender as expectativas de Helmut Marko e conseguir a transferência para o lugar de Sergio Pérez na Red Bull.
Embora ao longo das seis corridas que teve disponível ele não tenha conseguido mostrar nenhum resultado surpreendente, o neozelandês fez o suficiente para provar que merecia correr ao lado de Max Verstappen em 2025.
"Eu sabia que tinha a chance de lutar pela vaga na Red Bull. Eu sabia que a equipe já estava pensando em fazer uma mudança de piloto, dada a forma como as coisas estavam indo", disse ele ao jornal neozelandês Stuff.
"Eu estava em uma boa posição para fazer isso, mas obviamente eu estava sob pressão toda semana. Estávamos recebendo muito pouca informação, eu não sabia exatamente o que estava acontecendo, só sabia o mínimo, que era que havia uma oportunidade e eu tinha que fazer um bom trabalho, o que tentei fazer".
Embora seu desempenho em 2024 possa não ter impressionado ninguém, seu estilo agressivo na pista contra pilotos do calibre de Fernando Alonso ou Sergio Pérez atraiu muita atenção. Quando perguntado sobre isso, Lawson admite que era seu momento, mas que também não queria ultrapassar os limites, algo que, pelo menos de acordo com o espanhol, ele fez durante sua batalha.
"Eu sabia que teria apenas cinco ou seis corridas e essa era a minha chance de provar que merecia um lugar na F1. Seja na Racing Bulls ou na Red Bull, eu tive a oportunidade de lutar contra esses caras, especialmente Fernando [Alonso]"."
"Eu apenas tentei aproveitar ao máximo cada volta que tinha no carro, embora eu claramente não tivesse a intenção de incomodá-los. Mas tentei correr contra ele [Alonso]. É assim que eu corro contra outros pilotos e foi isso que fiz. Eu estava apenas tentando aproveitar ao máximo essa oportunidade", explicou.
Olhando para o futuro, o neozelandês está mantendo um perfil discreto antes de seu primeiro ano como companheiro de equipe de Verstappen na Red Bull, pois está ciente de que serão necessárias algumas corridas para alcançar os pilotos na frente do grid e lutar por vitórias.
"Obviamente, tenho que ser realista. Sei que ainda há muitas pistas em que nunca corri e esta é a minha primeira temporada completa, então não espero chegar e lutar com eles [os outros pilotos da frente] por vitórias".
No entanto, ele aproveitou a oportunidade para enviar uma mensagem para o futuro: "Mas espero ter um bom desempenho e fazer o trabalho que a equipe precisa que eu faça. E, obviamente, não estou aqui para perder".
Liam Lawson, Equipe RB F1, Max Verstappen, Red Bull Racing
Foto de: Red Bull Content Pool
Hamilton X Leclerc, Bortoleto X Hulk, Piastri X Norris e cia: quem vence DUELOS INTERNOS da F1 2025?
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast Motorsport.com debate favoritos nos duelos internos da F1 2025
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.