F1 - Leclerc: 2024 foi importante para a moral da Ferrari
Piloto acredita que 2025 será um ano de boas disputas
2024 foi uma temporada que marcou um ano notável para a Ferrari na Fórmula 1. Depois de 12 anos sem chances de chegar perto do título de construtores, a Scuderia conseguiu disputar com as equipes da frente e teve boas chances de superar a McLaren.
Mesmo que o triunfo final tenha sido negado devido a um déficit de 14 pontos, a equipe mostrou uma forma que inspira esperança para o futuro.
Charles Leclerc reflete sobre a importância dessa intensa temporada: "Tivemos dois anos em que estávamos basicamente lutando pelo campeonato. Um deles foi 2022, mas infelizmente não estivemos na luta por tempo suficiente".
Uma equipe em transição e em processo de aprendizado
Em retrospectiva, no entanto, a Ferrari cresceu enormemente como resultado, analisa Leclerc: "Nós nos desenvolvemos muito no processo. Eu cresci como piloto e acho que também crescemos como equipe", diz o monegasco.
"É claro que muitas pessoas da equipe também mudaram. Para alguns, foi também a primeira vez que estavam lutando com a Ferrari na frente novamente. É um processo importante".
O retorno ao topo após anos de seca apresentou desafios à Ferrari, mas, ao mesmo tempo, ofereceu lições importantes. De acordo com Leclerc, a equipe tem feito um progresso constante desde 2020. Juntamente com seu companheiro de equipe Carlos Sainz, os italianos foram especificamente colocados em uma posição mais forte.
2024 foi seu último ano como companheiros de equipe da Ferrari: Leclerc e Sainz
Foto: Motorsport Images
"Com Carlos, conduzimos a equipe em uma direção muito boa. Agora estamos em uma posição de largada forte. Faltou pouco para atingirmos o grande objetivo este ano, mas a experiência dos últimos anos está nos ajudando a tirar as conclusões certas".
Aprendendo com o passado
Leclerc sabe que não há garantia de que a próxima temporada começará bem se você tiver terminado bem a anterior. É por isso que o piloto da Ferrari também enfatiza a importância de um programa no fim do ano bem-sucedido, que nem sempre foi perfeito para a Scuderia nos últimos anos.
"Vimos alguns exemplos em que terminamos um ano com força e depois tivemos problemas no início do ano seguinte", ele faz uma retrospectiva e adverte com vistas a 2025: "Então, realmente temos que continuar assim".
"Pelo menos conseguimos descobrir o que deu errado durante as férias de agosto, o que não fizemos direito, mesmo que tenhamos que pagar o preço no início da próxima temporada. Essa é provavelmente a experiência que será mais útil para começarmos da melhor forma possível no próximo ano", enfatiza Leclerc.
Quem MANDOU BEM na MOTOGP 2024? PÓDIO CAST elege os MELHORES DO ANO, com HAMILTON RODRIGUES
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
ALEX BARROS: Márquez x Bagnaia é VALENTINO x MÁRQUEZ 2.0? Rossi 'na' Ducati, SENNA e Diogo Moreira
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.