F1 - Leclerc: "Eu não seria o piloto que sou" sem Sainz
Monegasco fez balanço da relação de quatro anos com o espanhol, que chegou ao fim em 2024
Agora que a temporada de 2024 da Fórmula 1 chegou ao fim, várias equipes tiveram que se despedir dos pilotos que estavam partindo para novos horizontes e cumprimentar seus novos recrutas. Nico Hülkenberg e Kevin Magnussen disseram adeus à Haas, Esteban Ocon à Alpine, Franco Colapinto à Williams, Valtteri Bottas e Zhou Guanyu à Sauber, Lewis Hamilton à Mercedes e Carlos Sainz à Ferrari.
Charles Leclerc fez sua última corrida ao lado de Sainz no que poderia ter sido a temporada da volta por cima da equipe italiana. No entanto, foi a McLaren que conquistou o título de construtores neste ano, apenas 14 pontos à frente da Scuderia.
Em sua última entrevista coletiva como piloto da Ferrari após o GP de Abu Dhabi, Carlos Sainz foi acompanhado por dois de seus ex-companheiros de equipe. Lando Norris, com quem dividiu a garagem da McLaren em 2019 e 2020, e Leclerc.
O monegasco aproveitou a oportunidade para destacar as qualidades do espanhol e o quanto ele desempenhou um papel importante na luta da Ferrari pelo campeonato de construtores em 2024 e 2022. Ele também explicou como os muitos anos que passou ao lado de Sainz o ajudaram a progredir como piloto.
"Acho que Lando e eu somos provavelmente as duas melhores pessoas para falar sobre [as habilidades de Sainz], porque dividimos a mesma equipe com Carlos por vários anos", disse Leclerc. "E posso lhe dizer que Carlos é incrivelmente talentoso. Ele me ajudou a melhorar em muitas áreas, graças à sua ética de trabalho, seu talento, tudo o que ele traz. Ele é um companheiro de equipe incrível".
"E acho que se hoje demos um passo tão grande em um ano e ao longo desses quatro anos, foi graças ao Carlos. Ele tem sido extremamente rápido. [...] Ele trará muito para a Williams, porque é muito sensível a cada pequena mudança e a cada pequena sensação no carro. Tenho certeza de que, a partir de amanhã, eles terão muitas informações valiosas que os ajudarão no próximo ano. Mas sim, definitivamente vou sentir falta das lutas".
Carlos Sainz e Charles Leclerc no Grande Prêmio de Las Vegas.
Foto de: Andy Hone / Motorsport Images
Os dois pilotos nem sempre tiveram uma relação totalmente pacífica, e houve uma série de momentos acalorados que abalaram o relacionamento deles, como o rádio de Leclerc no final do GP de Las Vegas. No entanto, como explica o monegasco, essas são coisas que se vê com frequência entre companheiros de equipe, momentos que, em última análise, nunca alteraram o respeito que eles têm um pelo outro.
"Tivemos alguns momentos quentes na pista, mas isso foi apenas porque estávamos lutando tão próximos e porque ele estava me pressionando durante as corridas", disse ele. "E foi um prazer absoluto. E, é claro, às vezes, no calor do momento, havia frustração. Mas tenho certeza de que, na verdade, mesmo agora, eu relembro esses momentos com muitas lembranças positivas. E eu não seria o piloto que sou hoje se ele não tivesse sido meu companheiro de equipe nos últimos quatro anos".
"Então, sim, foi um grande prazer e foram quatro anos dos quais me lembrarei da maneira mais positiva possível. Desejo a ele tudo de bom. Mas, como eu disse, não tenho dúvidas de que ele voltará ao topo do grid, seja com a Williams por meio de sua contribuição ou com outra pessoa. Mas ele merece isso. Acho que todo mundo sabe disso. E é apenas uma questão de tempo até que ele esteja de volta [lutando pelas primeiras posições]".
MELHORES DO ANO! Quem fez BONITO na F1 2024? Pilotos, corridas, Brasil e mais
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
MELHORES DO ANO! Quem fez BONITO na F1 2024? Pilotos, corridas, Brasil e mais
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.