F1: Liberty Media enfrenta investigação antitruste contra Andretti nos EUA
Departamento de Justiça dos EUA está investigando oficialmente a rejeição da Andretti Global pela Liberty Media, proprietária da Fórmula 1
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
A Liberty Media, empresa proprietária dos direitos da Fórmula 1, anunciou que está enfrentando uma investigação do Departamento de Justiça dos EUA por ter rejeitado a oferta da Andretti Global para a F1.
O CEO Greg Maffei confirmou, em uma reunião sobre lucros trimestrais aos acionistas,que a empresa está sendo oficialmente investigada pela Divisão Antitruste do Departamento de Justiça dos Estados Unidos sobre a legalidade da recusa da F1 em aceitar a equipe de Michael Andretti.
Parceiro da marca Cadillac da General Motors, a Andretti há muito tempo vem pressionando para entrar na F1 como a 11ª equipe, estabelecendo uma base em Silverstone e fazendo uma ampla campanha de recrutamento, que inclui o ex-piloto Pat Symonds.
No entanto, embora a FIA tenha aceitado a proposta da Andretti Global em nível técnico, a própria F1 manteve a porta fechada para a potência americana porque não achava que a Andretti pudesse se tornar competitiva a médio prazo e, portanto, não forneceria valor comercial suficiente para a categoria.
As equipes da F1 também relutaram em aceitar a Andretti porque teriam que dividir seu prêmio com mais um participante. Maffei disse que a Liberty Media cooperaria com o Departamento de Justiça e estava confiante de que a F1 não violou nenhuma regulamentação dos EUA.
"Olhando para a Andretti, como vocês viram esta manhã, anunciamos que há uma investigação do DoJ", disse Maffei aos analistas de negócios de Wall Street na quinta-feira. "Pretendemos cooperar totalmente com essa investigação, incluindo quaisquer solicitações de informações relacionadas".
"Acreditamos que nossa determinação, a determinação da F1, estava em conformidade com todas as leis antitruste aplicáveis nos EUA, e detalhamos a lógica de nossa decisão em relação à Andretti em declarações anteriores".
Maffei reiterou que a F1 e a Liberty Media não estão descartando a possibilidade de aceitar uma equipe de expansão se ela preencher todos os requisitos.
"Certamente não somos contra a ideia de que qualquer expansão seja errada", disse ele. "Há uma metodologia para a expansão que requer a aprovação da FIA e da F1, e ambos os grupos precisam considerar os critérios atendidos".
"Certamente estamos abertos para que novos participantes se inscrevam e possam ser aprovados se esses requisitos forem atendidos", conclui.
EXCLUSIVO: BORTOLETO fala sobre F1, briga na F2, treta na McLAREN, fenômeno Verstappen e mais
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast #294 – Qual é a situação dos brasileiros para 2025 na F1?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.