F1: Lindblad recebe aviso que estreia na Racing Bulls será "difícil"
Britânico de 18 anos será o único novato no grid da categoria em 2026
Power shift
Power shift
Em 2026, Arvid Lindblad será o único novato no grid da Fórmula 1, fazendo sua estreia pela Racing Bulls, ao lado de Liam Lawson. O piloto de apenas 18 anos já recebeu conselhos de Alan Permane e Peter Bayer e sabe que o início de sua carreira será bastante difícil.
Contratado pela Red Bull em seus bem-sucedidos dias de kart em janeiro de 2021, Lindblad ascendeu rapidamente na pirâmide dos monopostos, embora tenha vencido apenas um campeonato: Fórmula Regional Oceania, anteriormente conhecida como Toyota Racing Series, no ano passado.
Uma única campanha na Fórmula 2, na qual ele conquistou três vitórias em 23 corridas a caminho do sexto lugar no campeonato, foi suficiente para convencer a Red Bull a lhe dar uma chance na Racing Bulls - às custas de Yuki Tsunoda, que perdeu seu lugar no grid depois de lutar para se igualar a Max Verstappen ao longo de 2025.
Lindblad será o único novato no grid, já que a F1 está adotando novas regulamentações técnicas para o chassi e o motor, e o britânico foi alertado por Permane e por Bayer de que ser competitivo desde o início seria uma tarefa difícil.
"O conselho [deles foi que] as coisas serão difíceis", disse Lindblad ao site da F1. "Eu não deveria ser ingênuo. Estou muito ciente do fato de que será um grande desafio. Será um grande passo à frente".
"Há muito trabalho que preciso fazer nos próximos meses antes de Barcelona", acrescentou ele, com os testes de pré-temporada começando na pista catalã de 26 a 30 de janeiro.
"Mas, mesmo assim, durante todos os testes, durante a primeira parte da temporada, haverá muitas coisas para eu aprender a acelerar. Mesmo na equipe, isso também acontecerá, porque haverá muita coisa nova. Todos nós teremos que aprender e nos desenvolver juntos".
"Trata-se apenas de ter a mente aberta. Não é nada que eu já não saiba, preciso apenas trabalhar duro e manter o foco em mim mesmo".
Arvid Lindblad, Campos Racing
Foto de: James Sutton / Formula 1 / Formula Motorsport Ltd via Getty Images
O que deixa Lindblad confiante é sua trajetória na fórmula júnior, onde passou apenas três anos e meio, ficando em quarto lugar na F3 e em sexto na F2 como novato.
Ele foi o melhor estreante na primeira, embora tenha sido derrotado pelos colegas Leonardo Fornaroli, Luke Browning e Alex Dunne na F2 - mas entre esses três, apenas Dunne tinha um nível semelhante de (in)experiência em monopostos.
"Eu subi na hierarquia muito rapidamente", destacou Lindblad.
"Estive em cada categoria por apenas um ano, então todo ano estou acostumado a ser jogado no fundo do poço. Com certeza, por esse lado, isso ajudará [a se adaptar à F1] porque estou acostumado a estar nessa situação".
"Mas, por outro lado, eu ainda não participei da F1, então não sei o que está por vir. Precisamos ver e eu preciso ter a mente aberta e trabalhar duro, porque essa etapa será a maior com a qual já lidei até agora".
MOTOGP 2026: o BRASIL está de volta! O que esperar de MOREIRA, MÁRQUEZ, GP em Goiânia e mais!
Watch: MOTOGP 2026: o BRASIL está de volta! O que esperar de MOREIRA, MÁRQUEZ, GP em Goiânia e mais!
Ouça versão áudio do PÓDIO CAST:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Principais comentários