F1: Marko admite que escolha por Lawson na Red Bull "foi um erro"
Consultor taurino esclarece o contexto da decisão da troca de Lawson por Tsunoda

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images
A ida de Yuki Tsunoda para Red Bull foi oficialmente confirmada pela equipe taurina de Fórmula 1 na quinta-feira (27). No entanto, o comunicado de imprensa oficial apresentava apenas falas do chefe de equipe, Christian Horner, sem nenhuma declaração do consultor e voz forte da Red Bull, Helmut Marko.
No entanto, Marko se pronunciou, em entrevista ao portal de notícias austríaco oe24, entrevista a qual ele se absteve de abordar diretamente a troca de pilotos, já que a conversa ocorreu pouco antes do anúncio oficial. No entanto, ele forneceu informações sobre o raciocínio por trás da decisão.
Muitos críticos no paddock argumentam que o erro da Red Bull não foi apenas abandonar Liam Lawson tão rapidamente, mas também tomar a decisão inicial. No final do ano passado, a equipe escolheu o novato neozelandês em vez do mais experiente Tsunoda.
"Yuki era muito inconsistente. Por isso, decidimos por Lawson por unanimidade", Marko defende a decisão original, mesmo em retrospecto. No entanto, ele admite: "Sob maior pressão, ele não conseguiu apresentar o desempenho necessário - desde o primeiro dia na Austrália. Isso o levou a uma espiral negativa".
Marko faz uma comparação: "É como um boxeador que levou um golpe forte - é difícil se recuperar. Nesse sentido, [colocar Lawson na Red Bull] foi um erro", admite.
No entanto, ele também acredita que o jovem piloto teve um pouco de azar, especialmente porque um problema mecânico durante os treinos para a corrida de abertura lhe custou um tempo valioso na pista. "A quilometragem que ele perdeu ali o colocou em desvantagem", observa Marko.
No entanto, na F1, esses infortúnios não alteram o resultado final: "O que vimos dele até agora simplesmente não foi suficiente", afirma Marko sem rodeios. "Precisamos de um segundo piloto forte - nem que seja apenas por uma questão de estratégia de equipe."
Assim, a Red Bull agiu rapidamente após o GP da China, trazendo Tsunoda já em Suzuka. Enquanto isso, nos bastidores, a equipe está trabalhando intensamente para resolver os desafios contínuos com o RB21, que Marko descreve como "difícil de pilotar".
Na quarta-feira (26), foi realizada uma reunião técnica na fábrica de Milton Keynes: "A reunião foi principalmente para que Max se sentasse com os engenheiros para discutir os próximos passos. Seus desejos e preocupações precisam ser cuidadosamente considerados", explica Marko.
O objetivo é claro: a Red Bull precisa voltar à pista rapidamente para não perder de vista o campeonato. Marko até admite que, no momento, ele não apostaria em Verstappen defendendo seu título: "Para isso, nosso carro simplesmente tem que melhorar."
Embora a Red Bull tenha desenvolvimentos em andamento, Marko modera as expectativas: "Essas coisas levam tempo; elas não acontecem da noite para o dia", conclui.
OFICIAL: TSUNODA NA RED BULL, LAWSON NA RACING BULLS já no Japão
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Impacto da crise da RBR em Max, críticas a Bortoleto, Hamilton e Piastri x Norris | com Ricardo Molina
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.