F1: Marko ainda acredita em título de Verstappen, mas tudo depende de 'caos' na McLaren
Conselheiro da Red Bull está convencido de que as chances, apesar de baixas, não podem ser descartadas completamente

Faltam apenas seis corridas para o fim da temporada de Fórmula 1 e a disputa está acirrada entre Lando Norris e Oscar Piastri. No entanto, Max Verstappen tem se mostrado uma verdadeira dor de cabeça para a McLaren nas últimas corridas, tendo vencido duas delas e terminando em segundo em outras duas.
As chances do piloto da Red Bull de conquistar o título são mínimas, ele precisa de vários resultados ruins de Norris e Piastri, o que parece improvável de acontecer, mas não impossível, como coloca Helmut Marko.
No momento, Verstappen tem um déficit de 63 pontos para Piastri, uma lacuna que a Red Bull "não pode superar sozinha", de acordo com o conselheiro a equipe de Milton Keynes.
"Mas se os pilotos da McLaren continuarem a brigar entre si e houver mais incidentes, não é impossível", disse Marko ao Kleine Zeitung. "Então, teremos que manter nosso carro em sua melhor forma. Enquanto isso for matematicamente possível, com certeza continuaremos lutando".
Não é apenas a luta pelo título que continua na mente de Marko, mas também os nós a serem cortados em termos de escalação de pilotos para a temporada 2026 da F1. Verstappen está fixo na Red Bull, mas ele é imediatamente o único fator certo.
O preenchimento da segunda vaga da Red Bull e das duas vagas da Racing Bulls ainda não é conhecido. Marko frequentemente identificava o GP do México como o prazo final, e ele se mantém fiel a isso: "Depois do México, tomaremos uma decisão."

Quem será o companheiro de equipe de Max Verstappen em 2026? A Red Bull tomará uma decisão em breve.
Foto de: Sam Bagnall / Sutton Images via Getty Images
Isack Hadjar tem sido associado ao assento ao lado de Verstappen, levantando a questão de saber se haverá um lugar para Yuki Tsunoda na família Red Bull. "Isack se adaptou e atualmente está desfrutando de sua posição", observou Marko. "Ele tem mostrado coisas incríveis".
Sobre Tsunoda, Marko não disse nada de concreto, exceto que mais trabalho foi feito com ele e que "parcialmente produziu resultados". "Ele sabe que ainda precisa apresentar desempenho agora", disse.
Na Racing Bulls, pelo menos uma vaga parece ir para o júnior da Red Bull, Arvid Lindblad, que atualmente está correndo na Fórmula 2 e está no radar de Marko há algum tempo. Recentemente, no entanto, também surgiram histórias de que a equipe poderia estar interessada em Alex Dunne, o talento da F2 que recentemente anunciou que não fazia mais parte da equipe de treinamento da McLaren.
Embora Marko tenha inicialmente insinuado o interesse, ele agora deixa claro: "Ele não é um problema para nós". Para Lindblad, a promoção de Marko é uma realidade.
"É claro que ele é ainda mais jovem do que Hadjar. E já vimos no passado que a idade desempenha um papel importante na F1. Mas, fundamentalmente, ele é um de nossos grandes talentos. Também o veremos no carro este ano", disse Marko, sugerindo outra participação do britânico no TL1.
BERNOLDI lembra CAUSOS com MAX, 'mala' ALONSO e CALADO HAMILTON, avalia BORTOLETO e + | RENAN GUERRA
Ouça o PODCAST MOTORSPORT.COM:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.