F1: Marko diz que Red Bull tem de perder cinco quilos
Dirigente do time austríaco diz que "programa de emagrecimento" dará mais desempenho ao longo da temporada. Meta é fazer carro chegar aos 798 quilos
Helmut Marko acredita que a Red Bull ainda tem uma reserva de desempenho que virá quando o carro conseguir atingir o limite de peso. No momento, o RB18 ainda está 5 kg acima do limite regulatório da Fórmula 1 e a meta da equipe é chegar aos 798 quilos o mais rápido possível, concluindo o programa de 'emagrecimento' iniciado antes da corrida inaugural da temporada.
Max Verstappen, Red Bull Racing, Helmut Marko, consulente Red Bull Racing, con l'ingegner Lambiase
Photo by: Carl Bingham / Motorsport Images
“É um processo que leva tempo”, explicou Marko ao Motorsport.com. “Digamos que hoje o aspecto positivo é que ganharemos alguns décimos quando atingirmos a meta. Estamos perdendo cinco quilos? Digamos que não é uma suposição tão errada”, completou.
"Acho que a Ferrari está no limite (do peso), enquanto a Mercedes deveria estar alinhada com a nossa situação. E por falar em Mercedes, vimos que de vez em quando eles são capazes de fazer voltas incrivelmente rápidas, tanto nos treinos quanto na corrida – e com seus dois pilotos”, prosseguiu.
O consultor da Red Bull não quis falar sobre a possibilidade de ver novas atualizações sobre o RB18 nas próximas corridas. “Eu não acho que em Monte Carlo vimos o real potencial de Max e do carro”, explicou, esquivando-se da pergunta. “Ele constantemente tinha problemas na Curva 1. Quando na qualificação ele finalmente conseguiu fazê-la como ele queria, havia a bandeira vermelha”, continuou.
“Ele não teria sido capaz de alcançar Leclerc, mas ele estaria na primeira fila, então a margem que vimos não é realmente representativa dos valores em campo”, completou.
"Vimos, e veremos novamente, circuitos onde somos mais fortes e circuitos onde a Ferrari está melhor, mas, graças a Deus, em duas pistas onde a Ferrari confirmou que tinha o carro mais forte, Barcelona e Monte Carlo, conseguimos vencer devido a certas circunstâncias e estamos muito felizes com isso”, comentou.
"Agora olhamos com otimismo para Baku e Montreal, onde longas retas nos esperam, e entra em jogo nossa velocidade máxima. No entanto, não acho que haverá grandes margens, será essencial encontrar a configuração certa e um bom gerenciamento de pneus imediatamente”, finalizou.
Pérez REALMENTE briga por título? Verstappen fica ENCIUMADO na Red Bull? Horner tem desafio na F1
Assine o canal do Motorsport.com no YouTube
Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.
Podcast #180 – ‘Autossabotagem’ da Ferrari pode fazê-la perder título da F1 em 2022?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.