Últimas notícias

F1 - Marko explica que morte de fundador da Red Bull foi causa para saída de Newey

Além disso, o conselheiro dos taurinos ainda teme que o declínio do time possa culminar na saída de Verstappen

Christian Horner, Team Principal, Red Bull Racing, Helmut Marko, Consultant, Red Bull Racing, and Adrian Newey, Chief Technical Officer, Red Bull Racing

Adrian Newey irá para a Aston Martin em 2025, deixando a Red Bull depois de mais de uma década com a equipe de Milton Keynes. Agora, Helmut Marko, conselheiro dos taurinos, fez um balanço sobre o que levou o engenheiro a deixar o time da Fórmula 1.

Leia também:

Em entrevista à emissora ORF, Marko explicou a situação dos taurinos e quais teriam sido as causas para o designer escolher em não renovar com a Red Bull, em um momento que seu carro ficou menos competitivo.

"Quando você vence - e nós vencemos nos últimos três anos, dominando em 2023 - é claro que os funcionários são cobiçados por outras equipes. É um jogo comum na F1".

"O que me intriga um pouco são as cifras que são oferecidas. Estamos sempre lutando contra o limite de custos. E esses funcionários muitas vezes recebem ofertas que são o dobro ou até mais altas".

"Isso significa que não poderíamos manter alguns deles. Newey esteve conosco por 17 anos, [Jonathan] Wheatley por 19. Eles faziam parte da equipe, do grupo e da empresa. Eles faziam parte da equipe, parte do nosso sucesso".

"Isso dói, mas se eles saem por motivos financeiros, por motivos de carreira, porque você não consegue acompanhar as ofertas, então é assim que acontece".

Dietrich Mateschitz, fondatore della Red Bull

Dietrich Mateschitz, fundador da Red Bull

Foto de: Gareth Bumstead / Motorsport Images

Para além da questão financeira, Marko ainda defende que a morte de Dietrich Mateschitz, fundador da Red Bull, pode ter sido fator decisivo para que Newey tenha escolhido deixar o time de Milton Keynes.

"E é claro: com a morte de Dietrich Mateschitz, houve uma certa mudança. Ele era, de fato, o único líder. Ele tomava decisões rápidas. Era um empresário carismático que também tinha muita visão e estava disposto a correr riscos com a equipe de corrida".

"E tudo isso, é claro, agora.... A empresa e todo o resto têm de ser configurados de forma diferente, porque não é possível encontrar outro indivíduo como ele e ele não pode ser substituído por uma única pessoa. Isso também pode ser parte da mudança... Acho que esse foi o principal motivo da decisão de Newey de procurar um novo desafio".

Além da morte de Mateschitz, verdadeiro ponto de referência da Red Bull até sua partida, Newey também teria sido afetado pelo "Caso Horner", que eclodiu no início do ano e foi influente, embora não tenha tido consequências para o atual chefe da equipe.

Importante lembrar que, durante o início da temporada, Horner foi acusado por uma funcionária de comportamento inadequado. No entanto, após investigações internas, o chefe dos taurinos não foi considerado culpado.

"Vamos colocar desta forma: o caso Horner não ajudou", continuou Marko. "Mas, internamente, nos sentamos e dissemos que tínhamos que unir forças, trabalhar juntos em todas as áreas para trazer para casa esse campeonato mundial e também ter um carro vencedor para o futuro".

"Porque uma coisa é certa: se não fornecermos a Max Verstappen um carro com o qual ele possa vencer a longo prazo, todos os contratos de pilotos de ponta têm cláusulas de saída relacionadas ao desempenho, e Max definitivamente verá seu futuro onde lhe será oferecido o melhor pacote. Desde que ele ainda goste de pilotar. Esse é outro fator que entrou em jogo...".

Recentemente, Verstappen tem levantado a possibilidade de deixar a F1 nas próximas temporadas. Isso tem sido motivado, principalmente, pelas polêmicas relacionadas ao uso de palavrões durante as corridas e entrevistas. O piloto chegou a ser punido pela FIA ao usar uma palavra de baixo calão durante a coletiva de Singapura.

Bagnaia DOMINA, mas Martín COMPENSA ERRO e BOTA PRESSÃO em Pecco antes de 'DECISÕES'! Acosta SOFRE

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Batalha até o fim? Pódio Cast analisa GP do Japão e reta final da temporada 2024

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Massa defende Colapinto: "Ele tem que ser agressivo e mostrar quem é"
Próximo artigo F1 - Ferrari: Leclerc tem o que é preciso para conquistar o título

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil