F1: Marko garante que Tsunoda irá até o fim de 2025 na Red Bull

Após Lawson perder sua posição depois de apenas duas corridas na temporada de 2025, consultor afirma que Tsunoda está garantido até o final do ano

Yuki Tsunoda, Red Bull Racing RB20

O conselheiro da Red Bull, Helmut Marko, afirmou que o futuro de Yuki Tsunoda estará seguro até o final da temporada de 2025 da Fórmula 1, após o japonês ser promovido para a equipe principal às custas de Liam Lawson

A equipe austríaca fez a decisão pela troca após o GP da China, onde Lawson teve novamente um desempenho muito abaixo do esperado em sua segunda corrida com a equipe de Milton Keynes – incluindo a última colocação em ambas as sessões de classificação em Xangai. 

Leia também:

Esse é um sintoma da instabilidade em torno do segundo carro da Red Bull e a decisão pode gerar mais especulações sobre o restante da temporada, mas Marko fez uma afirmação firme em uma entrevista em vídeo com a publicação irmã do Motorsport.com, a Formel1.de

Quando perguntado se o piloto da Racing Bulls, Isack Hadjar, cuja estreia na Fórmula 1 tem sido, em grande parte, positiva até agora, seria o próximo na fila caso Tsunoda não correspondesse às expectativas, Marko respondeu de forma sucinta: "Yuki Tsunoda vai terminar a temporada." 

O austríaco também expandiu os motivos pelos quais a Red Bull mudou de ideia tão rapidamente sobre Tsunoda, depois de tê-lo recusado para essa mesma vaga apenas três meses atrás. A justificativa inclui um estado mental mais forte e um desempenho convincente nas corridas de Melbourne e Xangai, embora o último não tenha se traduzido em resultados devido a erros de estratégia. 

"Tsunoda é um piloto rápido, sabemos disso, mas ele teve altos e baixos", disse Marko. "Foi por isso que achamos que Lawson era o melhor e mais forte candidato. Mas Yuki passou por uma transformação. Ele mudou sua gestão e, nessa situação, essa foi simplesmente a melhor opção." 

"Porque, mesmo em Suzuka, embora Lawson conheça a pista, Hadjar, por outro lado, também não conhecia a China e estava imediatamente em ritmo, quase tão rápido quanto Yuki – pelo menos na classificação. Então foi uma espiral descendente que precisávamos quebrar para dar a Lawson um futuro em sua carreira." 

Liam Lawson, Red Bull Racing, Helmut Marko, Red Bull Racing

Liam Lawson, Red Bull Racing, Helmut Marko, Red Bull Racing

Photo by: Simon Galloway / Motorsport Images

"Yuki teve altos e baixos – lembro-me dos dois acidentes no México, por exemplo. Ele simplesmente não era tão estável quanto agora." 

"Yuki está no seu quinto ano. E a experiência em condições tão difíceis é um fator enorme. Yuki enfatizou várias vezes que é, na verdade, o homem certo para a Red Bull Racing." 

Para tomar uma decisão consciente, a Red Bull deu a Tsunoda "duas ou três sessões de simulador" após o GP da China. Foi nesse momento que o piloto de 24 anos fez a diferença. 

"Precisávamos agir rapidamente", comentou Marko. "E tudo foi positivo. Também o feedback técnico, pelo qual ele sempre foi acusado de não dar, não entender ou não conseguir ajustar um carro – isso também se mostrou incorreto." 

Um fator que não foi crucial para a troca de pilotos, no entanto, foi o apoio da Honda ao seu protegido. 
"O fato de o Japão ser a próxima corrida é apenas uma coincidência", insistiu Marko. "E claro, a Honda está feliz com a decisão – isso é claro. Mas esse não foi o fator decisivo. O envolvimento da Honda termina no final deste ano de qualquer forma." 

Quanto à possível contribuição financeira da Honda para o acordo: "Isso não foi decisivo e não foi a motivação por trás da decisão também." 

Agora, será que a Red Bull deu a Tsunoda algum tipo de referência em termos de desempenho enquanto ele se adapta ao instável RB21? Ele realmente pode encarar o restante da campanha sem ameaça imediata? 

A resposta de Marko foi contundente para o predecessor de Tsunoda. "Não, ele não precisa se preocupar. Mas não se esqueça, Liam Lawson se qualificou em 20º lugar duas vezes. E isso é difícil." 

Business #23: Relação da Porto com BORTOLETO, patrocínio à F1 e Porsche Cup no Brasil! OLIVER HAIDER

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Impacto da crise da RBR em Max, críticas a Bortoleto, Hamilton e Piastri x Norris | com Ricardo Molina

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo! 

 
In this article
Benjamin Vinel
Fórmula 1
Yuki Tsunoda
Red Bull Racing
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics
Artigo anterior Após saída de Lawson, Jos Verstappen elogia neozelandês: "Merece estar na F1"
Próximo artigo F1: Norris revela "grande vantagem" que McLaren e Ferrari têm em 2025

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros