F1: Marko queria demitir Ricciardo após GP da Espanha, diz Horner

Chefe da Red Bull ainda confirmou que o australiano estava sendo cotado para substituir Pérez

Daniel Ricciardo, Visa Cash App RB F1 Team, with Helmut Marko, Consultant, Red Bull Racing

A demissão de Daniel Ricciardo antes do fim da temporada de 2024 da Fórmula 1 pode ter sido motivada por pedidos de Helmut Marko. Isso porque, segundo Christian Horner, chefe da Red Bull, o conselheiro dos taurinos já não estava feliz com o australiano desde o GP da Espanha.

Leia também:

Ricciardo será substituído por Liam Lawson nas últimas seis corridas do ano, o que coloca fim à carreira de sucesso do australiano na F1 após 13 anos no grid.

No entanto, embora a Red Bull tenha sido alvo de críticas por não permitir que Ricciardo concluísse a temporada, Horner ofereceu uma nova visão sobre a batalha que enfrentou para mantê-lo no assento da RB até agora.

Ao podcast F1 Nation, após a troca de pilotos da Red Bull, Horner disse que a saída de Ricciardo foi provocada pela falta de consistência - que já havia testado a paciência de Marko no início da campanha.

"Ele [Ricciardo] começou a temporada de forma irregular e, depois, Miami foi um fim de semana com duas metades".

"A sexta-feira e o sábado de manhã foram fantásticos, e parecia o Daniel de antigamente defendendo-se das Ferraris e dirigindo melhor o carro".

"Mas a tarde de sábado e o domingo foram desastrosos. Então, mesmo em Barcelona, Helmut queria que ele saísse do carro, e já havia muita pressão sobre ele".

Daniel Ricciardo, RB F1 Team VCARB 01

Daniel Ricciardo, RB F1 Team VCARB 01

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images

"Quando chegamos a Montreal, foi o velho e querido Jacques Villeneuve que o deixou bem nervoso, dando-lhe uma bronca, e isso definitivamente o animou, porque a maneira como ele dirigiu o carro naquele fim de semana, ele o agarrou pela nuca e fez um fim de semana de corrida muito forte".

"Por isso, eu disse [a Ricciardo] que ligasse para Jacques sempre que fosse para as corrida, pelo resto do ano, porque o que quer que ele tenha dito, definitivamente funcionou".

Horner disse que o destino de Ricciardo foi efetivamente selado pelo fato de ele não ter atingido os picos de forma que seus chefes queriam para mostrar que merecia um retorno à equipe principal.

Embora as repetidas frustrações de Sergio Pérez tenham deixado sua posição em dúvida, Ricciardo não fez o suficiente para ser um candidato automático a substituto.

"Fiz o melhor que pude para que ele tivesse o máximo de tempo no carro para que pudesse render. Caso contrário, ele teria saído do carro depois de Barcelona".

"Todos os pilotos estão sob pressão para cumprir o prometido, mas o motivo pelo qual Daniel estava no carro era para se colocar de volta em uma posição que lhe permitisse estar lá para assumir a responsabilidade se Checo não cumprisse o prometido".

"O problema é que os dois tiveram problemas de forma em momentos diferentes. Checo começou a temporada muito bem, muito forte, e Daniel estava tendo dificuldades. E então, obviamente, quando Checo perdeu a forma, Daniel encontrou um pouco de forma. Mas isso nunca foi convincente o suficiente para dizer: 'ok, devemos trocar os dois pilotos'".

Sergio Perez, Red Bull Racing RB20, Daniel Ricciardo, RB F1 Team VCARB 01

Sergio Perez, Red Bull Racing RB20, Daniel Ricciardo, RB F1 Team VCARB 01

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

Horner também explicou que a decisão de colocar Lawson para correr imediatamente visa garantir que a Red Bull saiba do que o neozelandês é capaz, enquanto avalia o que fazer com Pérez a longo prazo.

"Precisamos de respostas para o quadro geral em termos de pilotos", disse Horner. "Com seis corridas restantes, é a oportunidade perfeita para alinhar Liam ao lado de Yuki [Tsunoda] para ver como ele se sai nos seis GPs restantes".

"Isso vai além da RB. Engloba a Red Bull. Obviamente, temos um contrato com Sergio para o próximo ano, mas é preciso estar sempre de olho no que vem a seguir".

"E será que vai ser o Liam, ou precisaremos procurar fora da equipe? Ou será que um dos outros juniores vai se destacar no momento certo, como Isack Hadjar ou Arvid Lindblad?", finaliza.

Martín CAMPEÃO com VEXAME de Bagnaia/Ducati? Jorge DÁ TROCO em Pecco na Indonésia; Márquez EM CHAMAS

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Martín, Bagnaia, Márquez: Tudo sobre o GP da Indonésia e a final do Mundial de Motocross

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1 - Jos Verstappen sobre saída de membros da Red Bull: "Eu avisei"
Próximo artigo F1: Marko revela se Red Bull está interessada em Russell para 2026

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil