F1: Marko terá direito a multa rescisória milionária após saída da Red Bull
Red Bull pagará integralmente o salário do austríaco pelo ano de 2026, que seria o último de seu contrato
O conselheiro da Red Bull na Fórmula 1, Helmut Marko, deverá receber seu salário integral em 2026 como compensação após encerrar seu contrato com a equipe austríaca um ano antes do previsto. Segundo o jornal alemão Bild, o valor total chega a 10 milhões de euros (aproximadamente R$63 milhões),
O austríaco de 82 anos, que está na equipe desde sua criação em 2005 (e ligado à Red Bull desde o fim dos anos 1990), decidiu deixar seu cargo na terça-feira, após uma carreira de mais de seis décadas no automobilismo. Sua saída ocorre um ano antes do término de seu contrato atual com a Red Bull.
A reportagem afirma que, embora a decisão de sair tenha sido de Marko, o pagamento faz parte de um acordo de "aperto de mão dourado" entre o austríaco e a equipe, sendo uma marca de reconhecimento pelas conquistas de Marko com a equipe.
"Estou envolvido no automobilismo há seis décadas, e os últimos 20 anos na Red Bull foram uma jornada extraordinária e extremamente bem-sucedida", disse Marko no comunicado de imprensa da Red Bull. "Foi um período maravilhoso que pude ajudar a moldar e compartilhar com tantas pessoas talentosas. Tudo o que construímos e conquistamos juntos me enche de orgulho".
"Por pouco perdemos o mundial nesta temporada, o que me emocionou profundamente e deixou claro para mim que agora é o momento certo para eu, pessoalmente, encerrar esse capítulo tão longo, intenso e bem-sucedido".
Helmut Marko, Red Bull Racing, Laurent Mekies, diretor da equipe Red Bull Racing
Foto de: Jayce Illman / Getty Images
"Desejo a toda a equipe sucesso contínuo e estou convencido de que eles estarão lutando pelos dois títulos do campeonato mundial novamente no próximo ano".
Marko supervisionou o programa de desenvolvimento de pilotos da Red Bull, que viu 16 pilotos garantirem assentos na F1, incluindo os tetracampeões Sebastian Vettel e Max Verstappen, e os vencedores de GPs Daniel Ricciardo, Carlos Sainz e Pierre Gasly, entre outros.
MARKO FORA da RED BULL, Norris CALA BOCAS, BAND na F1, Max MAIOR e ano de BORTOLETO | TIAGO MENDONÇA
Ouça versão áudio do Podcast
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.