F1: Marko vê Alonso culpado por toque que tirou McLarens da sprint nos EUA
Helmut Marko, figura chave da Red Bull, aponta que culpado por batida entre McLarens foi Alonso, não Hulkenberg
Helmut Marko, consultor da Red Bull, deu seu pitaco sobre a batida que tirou Lando Norris e Oscar Piastri da corrida sprint do GP dos EUA. Para o austríaco, o culpado não foi Hulkenberg, mas Alonso — que também foi eliminado no incidente. Na sua avaliação, Marko aponta que o espanhol fechou a parte mais interna da curva 1, forçando Hulkenberg a abrir mais a sua linha para evitar uma batida.
Para Marko, a entrada de Alonso na curva 1 causou o efeito dominó que tirou as duas McLarens da prova e prejudicou a corrida de Hulkenberg. "Bem, acho que Alonso foi o ponto de partida [do acidente] e depois foi uma reação em cadeia", disse Marko. "Quero dizer, é a primeira curva e ela convida [os pilotos] a fazê-la mais aberta. Eu acho que foi um incidente de corrida e que os dois pilotos da McLaren são inocentes dessa vez", concluiu Marko.
Sobre o feito dominó e a culpa de Alonso na batida, vale rever o replay e ver a posição do espanhol. Alonso mergulha para a esquerda e entra na curva 1 próximo da tangência. Hulkenberg mantém sua linha mais aberta para evitar um toque com a Aston Martin, mas acaba batendo em Piastri (que virou bruscamente em direção ao alemão).
Com a pancada sofrida, que tirou parte do seu carro do chão, o australiano da McLaren acaba batendo no companheiro de equipe, sem ter nenhum controle sobre a sua McLaren. Já Hulkenberg, com o toque de Piastri, rodou e passou sua asa dianteira sob a roda traseira direita de Alonso, que teve que abadonar a prova.
Sobre a batida, Zak Brown, chefe da McLaren, não chegou a apontar culpados, ainda que tenha dito que alguns pilotos estavam dirigindo como amadores. Brown comentou que iria rever o acidente para entender o que aconteceu, mas afirmou no plural que "pilotos" estragaram a corrida da McLaren.
O americano destacou que Piastri não tinha nada a ver com o que levou Hulkenberg a abrir mais sua linha de corrida na curva 1. A direção de prova não culpou ninguém pelo incidente.
BERNOLDI lembra CAUSOS com MAX, 'mala' ALONSO e CALADO HAMILTON, avalia BORTOLETO e + | RENAN GUERRA
Ouça o PODCAST MOTORSPORT.COM:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.