F1 - EXCLUSIVO: Massa reage a comentários de Wolff e Marko sobre caso de 2008
Felipe também crê que repercussão de seu caso mostra que a categoria está levando tudo a sério, além de esperar uma postura correta da FOM e da FIA; confira
A busca de Felipe Massa por justiça após 'fatos novos' virem à tona em relação ao escândalo do 'Crashgate', no GP de Singapura de 2008, continua repercutindo bastante na Fórmula 1. Mais recentemente, chefões das equipes Mercedes e Red Bull falaram sobre o caso em entrevistas realizadas justamente em Marina Bay, onde Nelsinho Piquet foi coagido pelo chefe da Renault Flavio Briatore a bater propositalmente para favorecer seu então companheiro, Fernando Alonso.
O espanhol venceu a corrida e Massa foi prejudicado, enquanto o rival do brasileiro da Ferrari na briga pela taça, o inglês Lewis Hamilton, foi pódio. Diferentemente do que se pensava até o início de 2023, os chefes da F1 e da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), respectivamente Bernie Ecclestone e Max Mosley, tomaram conhecimento do caso antes da 'final' de 2008, em Interlagos, onde Massa venceu, mas acabou perdendo a taça para o rival da McLaren por 1 ponto.
Com a revelação, em março de 2023, de que os cartolas sabiam de tudo já em 2008 e nada fizeram para tomar providências quanto a um GP corrompido, que seria a obrigação dos comandantes do esporte, o time de advogados de Massa viu uma "conspiração" e judicializou o título daquele ano, em busca de justiça para o brasileiro. Para Helmut Marko, da Red Bull, Felipe tem boas chances de sucesso. Para Toto Wolff, da Mercedes, o caso abrir um precedente para contestar Abu Dhabi-2021.
O Motorsport.com entrevistou Massa no paddock do Velopark, onde ele disputa etapa da Stock Car pela equipe Lubrax | Podium, sobre o que vem sendo dito em Singapura neste fim de semana, onde a F1 realiza mais um GP. Confira a conversa:
Há boatos no paddock da F1 de que haveria pessoas com interesse político por trás do seu caso, ou até financiando o projeto... O que você tem a dizer sobre isso?
MASSA: Absolutamente, não... Como eu sempre disse, estou buscando a justiça, o meu sonho de criança, um título para toda uma nação, para os brasileiros. E para os tifosi também.
Essa é uma luta totalmente minha e da minha família, por isso fizemos de tudo para ter os melhores profissionais do mundo ao nosso lado.
O que você achou dos comentários de Toto Wolff e Helmut Marko?
MASSA: Acho que isso só mostra que estamos no caminho certo e que as pessoas na F1 estão percebendo a seriedade e a importância do nosso caso.
O que você espera da FIA e da FOM (Formula One Management) neste caso?
MASSA: Espero que a FIA e a FOM de hoje sejam diferentes. As duas entidades têm a chance de provar isso, reparando os erros do passado, pelo bem do esporte.
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast #247 - Há espaço para Drugovich na F1 em 2024? E Norris na Red Bull?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.