F1: McLaren explica por que considera penalidade de Piastri "muito severa"
Andrea Stella discorda do veredicto dos comissários, apontando fatores que seriam atenuantes
O chefe da McLaren, Andrea Stella, explicou por que achou que a penalidade de 10 segundos de Oscar Piastri, que lhe custou a vitória no GP da Grã-Bretanha de Fórmula 1, foi "muito severa".
Antes do reinício após safety car, na 21ª volta de uma corrida com um clima misto entre chuva e tempo seco, o líder Piastri pisou nos freios na reta do Hangar no momento em que as luzes do SC se apagaram para sinalizar a relargada na volta seguinte.
Atrás dele, Max Verstappen teve que desviar para evitar uma colisão, passando rapidamente do lado de Piastri e expressando descontentamento com o australiano.
Os comissários aplicaram uma penalidade de 10 segundos ao piloto da McLaren porque consideraram que a forma brusca com que ele desacelerou foi irregular e imprevisível.
"O carro 81 freou bruscamente e de forma repentina (59,2 psi de pressão de freio) e reduziu a velocidade no meio da reta entre T14 e T15, de 218 km/h para 52 km/h, fazendo com que o carro 1 tivesse que tomar medidas evasivas para evitar uma colisão", escreveram os comissários da FIA.
"O artigo 55.15 do Regulamento Esportivo da FIA exigia que o Carro 81 prosseguisse em um ritmo que não envolvesse nenhuma frenagem errática ou qualquer outra manobra que pudesse colocar em risco outros pilotos a partir do ponto em que as luzes do safety car fossem desligadas. O que o carro 81 fez foi claramente uma violação desse artigo."

Oscar Piastri, McLaren, Max Verstappen, Red Bull Racing
Foto de: Glenn Dunbar / LAT Images via Getty Images
O chefe da equipe, Andrea Stella, que estudou as imagens e os dados antes de falar com a imprensa escrita, achou que a penalidade foi "muito severa", pois os comissários não levaram em conta as circunstâncias atenuantes.
"Tenho que dizer que a penalidade ainda parece muito severa", disse ele. "Há alguns fatores que gostaríamos que os comissários levassem em conta. Em primeiro lugar, o safety car foi chamado muito tarde, não deixando muito tempo para o líder realmente reiniciar, em condições em que você perde a temperatura dos pneus e dos freios, e o mesmo aconteceu com todos. Os 50 bar são uma pressão que se vê durante o safety car quando se faz alguma frenagem e aceleração."
Referindo-se aos comentários de Verstappen pelo rádio, ele acrescentou: "Gostaríamos de ver também se outros competidores fizeram a situação parecer pior do que é, porque sabemos que, como parte da corrida para alguns competidores, definitivamente há também a capacidade de fazer com que outros pareçam estar causando uma infração grave quando não estão. Portanto, há algumas coisas a serem revisadas".
Verstappen disse mais tarde que achava que a penalidade de 10 segundos de Piastri era "extrema".

Nico Hulkenberg, Sauber, Lando Norris, McLaren, Oscar Piastri, McLaren
Foto de: Andy Hone / LAT Images via Getty Images
Stella disse que a McLaren, que ainda conseguiu um 1-2 com Norris vencendo a corrida, não tomaria mais nenhuma medida em relação à penalidade, mas ainda gostaria de acompanhar o incidente com o órgão regulador.
"Agora a penalidade foi decidida, foi cumprida e seguimos em frente", falou. "Veremos se há algo a aprender do nosso lado, e tenho certeza de que Oscar usará essa motivação para ser ainda mais determinado nas próximas corridas. Acho que teremos uma boa conversa com a FIA e com os comissários e veremos como essa situação poderia ter sido interpretada de forma diferente."
"Achamos que era apropriado discutir depois da corrida porque acho que deveríamos ter verificado em detalhes a opinião dos pilotos envolvidos. E deveríamos ter verificado por que o safety car foi chamado tão tarde, então juntar todos os elementos para que a decisão fosse a mais justa possível", finalizou.
Bortoleto HISTÓRICO e CALANDO HATERS! Verstappen na Mercedes e NORRIS CAMPEÃO x PIASTRI? | Boteco F1
Ouça a versão exclusivamente em áudio do Podcast Motorsport.com #341:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.