F1: Mekies apresenta plano para manter Verstappen na Red Bull
Chefe de equipe espera mostrar ao tetracampeão progresso suficiente para mantê-lo na escuderia austríaca
O chefe de equipe da Red Bull, Laurent Mekies, espera que o desenvolvimento da equipe durante a temporada 2026 da Fórmula 1 seja suficiente para convencer Max Verstappen a permanecer enquanto enfrenta seu maior desafio até agora como uma escuderia de fábrica.
A F1 está prestes a passar pela maior reformulação regulatória em uma geração, com mudanças significativas tanto nas unidades de potência híbridas quanto nas regras do chassi. A Red Bull adicionou a esse desafio ao lançar suas primeiras unidades de potência próprias, desenvolvidas e construídas na Red Bull Powertrains em Milton Keynes, com ajuda da Ford.
Mekies nunca fugiu da enorme montanha que a Red Bull precisa escalar para alcançar a paridade com fabricantes de unidades de potência estabelecidos como Mercedes, Ferrari e Honda, então a equipe assumiu modestamente o papel de azarão para o início da temporada 2026.
Se o pior cenário se concretizar, seria uma situação semelhante a 2025, quando as dificuldades iniciais da Red Bull geraram especulações crescentes sobre o futuro de Verstappen.
O tetracampeão tem cláusulas de saída relacionadas ao desempenho em seu contrato, que vai até 2028. Após conversas com a Mercedes, Verstappen reafirmou seu compromisso com a Red Bull para 2026, mas rumores sobre seu futuro certamente ressurgirão nos próximos meses.
Falando no Autosport Business Exchange em Londres, Mekies disse que Verstappen está totalmente alinhado com a visão de longo prazo da Red Bull, e cabe à operação de Milton Keynes mostrar progresso suficiente ao longo de 2026 para conquistar a confiança do holandês.
"Uma das muitas coisas incríveis sobre o Max é que ele não fica de fora do projeto apenas observando e julgando o que fazemos," disse Mekies. "Ele assume um risco conosco e sabe que quando se corre riscos, às vezes se cai. Ele está ciente da dimensão do desafio e vive e respira o automobilismo mais do que grande parte de nós".
"Max quer um carro rápido, então a melhor maneira de garantir que ele queira ficar conosco pelo maior tempo possível é dar a ele um carro rápido - uma combinação de um chassi rápido e uma unidade de potência rápida".
"Talvez não consigamos isso no nível ideal para a primeira corrida, mas ele verá a trajetória e, esperamos, possamos mostrar a ele uma forte o suficiente para que ele sinta que esse grupo de pessoas vai produzir o carro mais rápido possível".
Red Bull Ford Powertrains
Photo by: Red Bull Content Pool
O que joga a favor da Red Bull é que a equipe já demonstrou na segunda metade de 2025 que finalmente conseguiu superar seus maiores problemas de desempenho, que Verstappen disse terem sido mais significativos do que perder o título mundial.
O início de 2026 também verá um ritmo enorme de desenvolvimento entre as equipes, especialmente em termos de aerodinâmica e de como as novas unidades de potência híbridas serão gerenciadas em nível de software.
Também há mecanismos de compensação implementados pela FIA que concedem a construtores que estão atrás com suas unidades V6 uma série de concessões para se desenvolverem e voltarem à disputa por meio de oportunidades adicionais de desenvolvimento.
"Uma das coisas que será ótima para quem assistir a esta temporada é a quantidade de desenvolvimento durante a temporada que vocês vão ver tanto no lado do chassi quanto no da unidade de potência," explicou Mekies. "Será três, quatro, cinco vezes mais do que vimos nas últimas temporadas, então esperamos que a hierarquia evolua com isso".
Audi INCÓGNITA, Hamilton de ENGENHEIRO NOVO, Honda x Mercedes, MAX ZOA LAWSON e + BASTIDORES da RBR!
Ouça versão áudio do Podcast Motorsport.com:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Principais comentários