F1: Mercedes, Aston Martin e Red Bull trazem atualizações para o GP da Holanda; saiba mais
A McLaren também trouxe novidades, mas estas específicas para a pista de Zandvoort
A Mercedes e a Aston Martin revelaram as atualizações que trouxeram para o W14 e o AMR23, respectivamente, no GP da Holanda de Fórmula 1, prometendo esquentar a briga pelo vice-campeonato de construtores, enquanto a Red Bull também trouxe novidades.
A Aston está a 51 pontos da Mercedes na retomada do campeonato após a pausa de verão, com o time de Silverstone vivenciando uma queda em seu rendimento desde o GP do Canadá. Para este fim de semana, eles apresentaram à FIA um assoalho fortemente revisado e um novo difusor.
É uma versão revisada da parte inferior do assoalho, que conta também com cercas reformuladas e uma mudança na borda, visando aumentar o fluxo de ar e a geração de downforce. Estes trabalharão em conjunto com um novo difusor, cujo canto superior foi modificado com a adição de uma pequena aleta, para melhorar a eficiência da parte inferior do assoalho.
"Elas nos devem dar uma direção clara, não somente para este ano, mas também para o próximo em termos de direção do carro", disse Fernando Alonso. "No Canadá trouxemos umas coisas novas, além de Silverstone e agora essas peças aerodinâmicas que, com sorte, trarão a performance esperada".
Aston Martin AMR23
Photo by: Matt Kew
A Mercedes modificou a borda do assoalho do W14, com uma aleta reduzida e trazida para a frente, projetada para "reduzir as perdas e melhorar o fluxo de ar para a traseira, aumentando o downforce na região".
A estrutura do espelho retrovisor no sidepod também foi modificada para melhorar o fluxo de ar na traseira do carro, aumentando a carga na asa traseira, junto de uma revisão na asa beam com o mesmo objetivo.
Já a Ferrari não trouxe mudanças para o SF-23, enquanto a Red Bull introduziu uma nova especificação de asa beam com curvaturas e ângulos de incidência revisados para "melhorar a distribuição de pressão, melhorando a performance da asa".
Mercedes W14 technical detail
Photo by: Matt Kew
A McLaren, equipe que está trabalhando mais para replicar a eficiência de reta do RB19 ao focar na interação da asa traseira e da asa beam, optou por modificar ambos os componentes. Porém, são mudanças específicas para o circuito, com planos principais, aleta flap e placa finais novos no MCL60, mirando aumentar a eficiência aerodinâmica para a variação de arrasto de Zandvoort.
Já a Haas tem uma nova asa dianteira e bico, buscando uma solução para a forte degradação de pneus que vem comprometendo seu ritmo de corrida, enquanto mudanças nos dutos de freio traseiro visam melhorar o resfriamento.
VÍDEO: Enzo Fittipaldi abre o jogo sobre Red Bull
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast #244 – Que tipo de mudanças teremos na F1 após férias?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.