F1: Mercedes confirma que ainda terá atualizações para o carro, apesar da fala de Wolff
Diretor técnico James Allison confirmou que esses pacotes já estavam em desenvolvimento antes da mudança de foco
Toto Wolff chamou a atenção do paddock no último domingo, após a derrota no GP da Estíria, afirmando que a Mercedes havia optado por interromper o desenvolvimento do carro de 2021 para focar em 2022. Mas a própria equipe revelou que ainda planeja trazer atualizações de aerodinâmica e no motor para as próximas corridas, em busca de diminuir a vantagem para a Red Bull na luta pelo título da Fórmula 1.
Após a fala de Wolff, a equipe confirmou que isso não significa que o desenvolvimento em torno do W12 tenha parado completamente, comprovando o ceticismo de Christian Horner, chefe da Red Bull.
O diretor técnico James Allison disse que a Mercedes ainda tem para entregar atualizações que já estavam em desenvolvimento, enquanto a montadora busca mexer na unidade de potência dentro do permitido pelo regulamento.
Falando ao podcast F1 Nation, uma produção da F1, Allison disse: "Temos um número razoável de coisas que tornarão nosso carro mais rápido nas próximas corridas, e esperamos que sejam suficientes".
Perguntado sobre como essa revelação contrastava com o comentário de Wolff sobre o fim das atualizações no carro atual, Allison disse: "Não acho que uma coisa cria uma contradição com a outra. E não acho que Toto chegou a dizer exatamente isso".
"O que Toto apontou é que o regulamento do próximo ano é muito complicado e eles demandam uma boa fatia de nossa atenção. Então a maior parte do foco na nossa fábrica já mudou para o próximo ano, buscando performance".
"Mas isso não significa que não existam mais coisas na cadeia de antes dessa mudança de foco. E, além disso, não engloba toda a fábrica. Ainda somos apenas uma de duas fábricas, há a de unidades de potência e há mais alguma coisa por vir delas".
"Então há mais mudanças aerodinâmicas a caminho. Um pouco a mais na unidade de potência, apenas algumas pequenas coisas que não estão tão perfeitas quanto gostaríamos, e que ainda temos a chance de colocar enquanto essa temporada ainda está viva".
Allison acrescentou que o desafio da Mercedes na busca por ganhos de performance com o carro atual ficou mais difícil devido às novas regras de assoalho, que cortaram o downforce.
"Desde que as mudanças de regulamento de aerodinâmica foram introduzidas para cuidar dos pneus, passamos por momentos difíceis para encontrar o ganho de performance que tínhamos antes dessas regras. Isso tornou nossa vida mais difícil do que gostaríamos".
James Allison, Technical Director, Mercedes AMG
Photo by: Steve Etherington / Motorsport Images
Allison também revelou que a configuração "maluca", comentada pelo diretor de engenharia de pista Andrew Shovlin após o GP da Estíria, é relaciona a um aspecto mecânico que visava tornar a performance do carro melhor em classificação e nas corridas.
"Diria que foi apenas uma expressão chamativa da parte dele. É um pouco diferente do que normalmente temos no carro, mecanicamente. Aerodinamicamente falando é muito similar".
"Mas isso estava mudando a distribuição da frente para trás. Era diferente do que normalmente fazíamos, buscando um balanço melhor entre performance na classificação e nas corridas".
"Se chegamos a esse objetivo exatamente como queríamos, isso acaba ficando para a lista de perguntas sem respostas que teremos a oportunidade de responder ao voltar para a mesma pista".
"Achamos que é mais rápido, mas comprometendo algumas coisas. Então, se surgir uma ideia melhor, vamos buscar".
RETA FINAL: Será o fim da Mercedes? E a Red Bull, será campeã?
Assine o canal do Motorsport.com no Youtube
Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like (joinha) nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.
PODCAST: Sequência de corridas até férias da F1 será chave para campeonato?
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.