F1: Mercedes e AlphaTauri fazem testes nesta semana em Paul Ricard
Sessões têm dois objetivos: testar os slicks que serão usados em 2024 e compreender melhor os defeitos dos compostos atuais de chuva
A temporada 2023 da Fórmula 1 ainda está a um mês de distância, mas os trabalhos de pista já estão começando. Nesta primeira semana de fevereiro, teremos Lewis Hamilton e George Russell da Mercedes, e Yuki Tsunoda e Nyck de Vries, da AlphaTauri, irão à pista de Paul Ricard para sessões de testes organizadas pela Pirelli para o desenvolvimento dos pneus.
O programa da equipe alemã, que rodará com o W13 nesta quarta (01) e quinta-feira (02) será focado nos pneus de pista seca, dando à marca italiana os primeiros dados sobre as novas especificações, que devem ser introduzidas em 2024.
Isso deve ajudar Hamilton e Russell a tirar um pouco a ferrugem acumulada durante as férias já em preparação para a pré-temporada do Bahrein no fim de fevereiro e o início do campeonato em março.
Sexta e sábado será a vez da AlphaTauri. A equipe italiana já participou dos testes da Pirelli em Portimão em dezembro do ano passado com os slicks, mas agora fará sessões com os pneus intermediários e de chuva, como já fizeram Ferrari e Alfa Romeo.
O trabalho nesse período do ano é fundamental para a Pirelli, que encontrará temperaturas e condições que tendem a ser semelhantes às dos GPs chuvosos. Com testes limitados na temporada, é também uma oportunidade de melhorar os pneus de chuva, criticados pelos pilotos pela dificuldade em atingir a janela ideal de temperatura.
"Vamos trabalhar principalmente no intermediário e de chuva extrema porque, para nós, é o melhor período para testes em condições mais frias. E faremos alguns testes nos slicks pensando na especificação de 2024", disse Simone Berra, engenheiro-chefe da Pirelli, ao Motorsport.com em 2022.
AlphaTauri testerà le gomme da bagnato, mentre Mercedes si concentrerà sulle slick.
Photo by: Zak Mauger / Motorsport Images
Após a conclusão dos trabalhos em Paul Ricard os testes seguem nos dias 07 e 08 de fevereiro, com a Mercedes e a Aston Martin em Jerez. Fernando Alonso terá sua segunda chance de guiar o AMR22 após a pós-temporada de Abu Dhabi em novembro do ano passado.
Como NASCE um carro da F1? RICO PENTEADO explica e revela detalhes sobre TÚNEL DE VENTO e CFD; veja
Podcast #215 - Novo chefe da Ferrari erra ou acerta nos primeiros atos?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.