F1: Mercedes explica como errou "terrivelmente" com estratégia "catastrófica" em Silverstone

Equipe tenta justificar decisões que a levaram a terminar o dia com apenas um ponto conquistado

"Quando chove, chove." Geroge Russell resumiu com perfeição o esquecível GP da Grã-Bretanha de Fórmula 1 (para a Mercedes). Uma prova onde uma sequência de erros de estratégias comprometeu totalmente a performance das Flechas de Prata na chuva de Silverstone.

Leia também:

Russell se classificou em quarto para a corrida de Silverstone, com seu companheiro de equipe Andrea Kimi Antonelli em 10º , depois de ter sofrido uma penalidade de três posições no grid, vinda do GP da Áustria. Não foi uma classificação ideal no sábado, mas a corrida de domingo foi de mal a pior e Russell conquistou um único ponto, já que Antonelli foi forçado a abandonar.

O chefe da Mercedes, Toto Wolff, classificou como "terrivelmente errada" a decisão de trazer Russell para os boxes após a volta de apresentação para trocar os pneus intermediários pelos slicks, enquanto a parada antecipada de Antonelli sob um SC Virtual apenas agravou os erros.

Perguntado se a decisão de trocar os pneus intermediários por slicks em condições difíceis havia sido de Russell, e não da equipe, Wolff respondeu: "Bem, o piloto é a equipe. Estamos todos juntos nisso. Mas a primeira chamada, ou a primeira decisão de dentro do carro e das pessoas, foi terrivelmente errada".

"Isso nos fez ir de mal a pior, porque desencadeou a parada de Kimi. Quando você vê onde Kimi estava, deveríamos simplesmente tê-lo mantido na pista com uma estratégia dividida e provavelmente estaríamos onde Nico Hulkenberg estava (em terceiro), porque ele estava à frente dele".

"Isso não é para diminuir a pilotagem de Nico, que, de longe, parecia muito boa. Quando colocamos o pneu errado no carro, é porque acreditávamos que o médio não duraria conosco, já que a sexta-feira foi muito ruim. Outra decisão errada. E então, obviamente, a segunda parada foi provavelmente ainda mais errada do que a primeira, e essa foi basicamente a guilhotina na nossa prova".

George Russell, Mercedes

George Russell, Mercedes

Foto de: Sam Bloxham / LAT Images via Getty Images

"Acho que todos nós, juntos, tivemos uma conversa robusta lá em cima e todos reconhecem que a primeira decisão foi realmente a catastrófica".

A Mercedes não foi a única equipe a ter medo das nuvens de chuva, mas sofreu muito em quase todas as áreas. Enquanto Antonelli foi forçado a abandonar depois de ser atingido por trás por Isack Hadjar, Russell terminou com apenas um ponto, depois de ter pressionado pelo rádio para arriscar mais uma vez e colocar pneus slicks, mesmo depois de ter sido informado de que poderia ser uma atitude "suicida".

"Acho que nessa fase ele estava preso atrás de Gasly porque o desempenho do carro estava ruim e ele não conseguia passar. E então, provavelmente, foi um ato de contrariedade, fazendo algo totalmente diferente dos outros e esperando um resultado melhor", explicou Wolff.

Russell defendeu a opção de fazer o pit stop no início, argumentando que a estratégia foi comprometida por um SC virtual não antecipado.

"Acho que fazer o pit-stop no início não foi uma decisão estúpida, porque o tempo estava seco por 25 minutos", disse ele. "O que não sabíamos é que seriam 15 minutos de SC virtual. Quando o SC virtual terminou, tínhamos cinco segundos de vantagem sobre os outros. Se ao menos tivéssemos tido todo esse tempo, talvez tivéssemos voltado à liderança. Mas, quando chove, chove a cântaros, e tudo foi contra nós".

"Em nossa defesa, se você jogar pelo seguro, voltará para casa com um resultado seguro. É claro que isso provavelmente teria sido o P4. Agora que estou aqui, será que eu gostaria de ter o P4? Claro que sim. Queríamos ser ousados; queríamos ser corajosos. Tomamos algumas decisões ousadas e, no final, deu certo".

Bortoleto HISTÓRICO e CALANDO HATERS! Verstappen na Mercedes e NORRIS CAMPEÃO x PIASTRI? | Boteco F1

Ouça a versão exclusivamente em áudio do Podcast Motorsport.com #341:

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

In this article
Mark Mann-Bryans
Fórmula 1
George Russell
Andrea Kimi Antonelli
Mercedes
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics
Artigo anterior F1: Verstappen explica erro na relargada de corrida "horrível" em Silverstone
Próximo artigo Norris 'cola' em Piastri e ambos se afastam de Verstappen: veja a tabela da F1 2025 pós-Silverstone

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros