F1: Mercedes prefere uma vitória do que terminar campeonato em segundo lugar

Chefe da equipe entende que triunfo é 'sarrafo' real para indicar melhoria do W13 na pista

Lewis Hamilton, Mercedes W13

Mercedes prefere vencer uma corrida na temporada 2022 da Fórmula 1 do que superar a Ferrari e fechar o campeonato de construtores em segundo lugar, de acordo com o chefe da equipe, Toto Wolff.

Leia também:

A montadora alemã passou por uma campanha desafiadora neste ano e, apesar de ter conquistado uma pole position na Hungria, corre o risco de não vencer uma corrida pela primeira vez desde 2011. Mas sua consistência, aliada a melhorias recentes, a deixou na disputa com a escuderia italiana pelo segundo lugar, atrás da campeã Red Bull.

A Mercedes está atualmente em terceiro lugar na classificação geral, 40 pontos atrás de seu rival de  Maranello. Embora o vice-campeonato seja um bom resultado final para um ano que começou com tantas dificuldades, Wolff diz que preferiria terminar a temporada com uma vitória em vez de aumentar a posição no campeonato de construtores.

“A vitória seria a prova de que nosso carro está de volta para lutar por elas”, disse ele quando perguntado por que se sentia assim. “O P2 também pode ser porque os outros deixaram a bola cair e você está apenas marcando mais pontos.”

Lewis Hamilton took another second place behind Max Verstappen as Red Bull scored a ninth consecutive victory in Mexico.

Lewis Hamilton took another second place behind Max Verstappen as Red Bull scored a ninth consecutive victory in Mexico.

Photo by: Carl Bingham / Motorsport Images

Embora o chefe da Mercedes não seja contra a ultrapassagem da Ferrari na tabela de pontos, ele diz que a melhor maneira de medir o progresso da equipe é pelo desempenho do carro na pista.

“Definitivamente seria um consolo porque a Ferrari tinha o carro mais rápido no início da temporada”, disse ele sobre o vice-campeonato. “Terminar à frente deles seria ótimo, mas, novamente, não é nossa prioridade. A preferência é entender o carro e ter um automóvel rápido na pista.”

A Mercedes teve duas de suas melhores oportunidades do ano para conquistar essa vitória nos recentes GPs dos Estados Unidos e do México, mas as escolhas de estratégia de pneus comprometeram suas chances em ambas as ocasiões.

No entanto, considerando a escala dos problemas que a equipe enfrentou no início da temporada, Wolff está feliz com o nível de progresso alcançado – embora haja um pouco de decepção com as chances de Austin e Cidade do México que escaparam.

“O problema é que somos pilotos e, no momento em que podemos vê-la à nossa frente, só queremos agarrá-la”, disse ele.

“Portanto, há sempre um sentimento de frustração. Mas viemos de muito longe e aqui estamos. Estamos correndo por uma vitória, correndo pelos dois carros no pódio, as Ferraris estão atrás de nós. Então você precisa permanecer humilde em relação ao que alcançamos enquanto tentamos chegar até as estrelas."

 

Photo by: Steve Etherington / Motorsport Images

A Mercedes sente que tem uma boa compreensão do que deu errado com seu W13 este ano e o que precisa ser abordado em 2023, pois parece prestes a mudar de conceito. No entanto, Wolff diz que não pode haver complacência de que as mudanças planejadas garantirão que ele volte à frente do pelotão.

“[Eu] nunca sou confiante”, disse ele. “Sempre vejo o copo meio vazio. Portanto, não há nada que eu realmente veja de positivo. Acabei de ouvir sobre as nove vitórias seguidas [para a Red Bull], então não há razão para ficar sobrecarregado com terminar em segundo e quarto. Temos um longo caminho a percorrer.

“Temos o inverno. Acho que estamos fazendo um bom desenvolvimento no carro. Algumas das coisas que estamos descobrindo podem ser passos maiores do que apenas adicionar algumas atualizações de downforce. Mas estamos dando tudo o que temos e mais para nos trazer de volta à posição de lutar por um campeonato.”

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast Motorsport.com debate se punição à RBR 'saiu barato': o 'crime compensa' na F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

In this article
Jonathan Noble
Fórmula 1
Mercedes
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1 - Horner pede fim nas acusações sobre limite orçamentário: "Levamos uma surra pública"
Próximo artigo F1: Russell sugere que Verstappen não teria quebrado recorde de vitórias se tivesse outro companheiro de equipe

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros