Pular para o conteúdo principal

Recomendado para você

F1: Desenvolver novo carro foi como "montar um avião durante o voo", explica Stella

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Desenvolver novo carro foi como "montar um avião durante o voo", explica Stella

Pedro Lima anota top 5 em treino da F4 Winter Series no Algarve

Geral
Geral
Pedro Lima anota top 5 em treino da F4 Winter Series no Algarve

ANÁLISE: Como a Ducati 'mandou um recado' aos rivais no teste de Sepang da MotoGP

MotoGP
MotoGP
Pré-temporada de Sepang
ANÁLISE: Como a Ducati 'mandou um recado' aos rivais no teste de Sepang da MotoGP

F1: Por que velocidade de aproximação não é mais uma grande preocupação em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Por que velocidade de aproximação não é mais uma grande preocupação em 2026

Programação da Globo para os testes no Bahrein da F1

Fórmula 1
Fórmula 1
Programação da Globo para os testes no Bahrein da F1

Jacoby disputa etapa de Abu Dhabi da ALMS em busca do título

Endurance
Endurance
Jacoby disputa etapa de Abu Dhabi da ALMS em busca do título

Chefe, diretores, engenheiros... conheça os principais nomes das equipes da F1 em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
Chefe, diretores, engenheiros... conheça os principais nomes das equipes da F1 em 2026

STJ nega habeas corpus e ex-Fórmula Delta que agrediu adolescente segue preso

Geral
Geral
STJ nega habeas corpus e ex-Fórmula Delta que agrediu adolescente segue preso

F1: Mercedes revela tempo que dará para Antonelli antes de cobrar resultados

Chefe da equipe de Brackley se mantém seguro na decisão de apoiar o jovem talento italiano, que já marcou seu primeiro pódio na F1 aos 18 anos de idade

Andrea Kimi Antonelli, Mercedes

Toto Wolff respondeu às dúvidas sobre a promoção prematura de Andrea Kimi Antonelli para a Fórmula 1. O italiano de 18 anos foi promovido à Mercedes nesta temporada depois de apenas um ano na Fórmula 2, uma aposta arriscada que o próprio chefe da equipe justifica com um objetivo de longo prazo: desenvolver um futuro campeão.

Leia também:

"Kimi está em nosso programa júnior desde os 11 anos de idade, e hoje em dia é possível reconhecer o talento - eu diria que a partir dos 10 anos - quando as crianças começam a competir em campeonatos internacionais de kart", explicou Wolff no podcast Hot Pursuit! da Bloomberg.

"Temos um bom grupo de olheiros em nosso programa júnior da Mercedes-Benz, e isso é importante. Funciona como as academias de futebol ou tênis, que identificam talentos muito cedo".

Desde sua estreia na F1, Antonelli tem mostrado lampejos de brilhantismo, como a pole position na quali sprint em Miami e um recente pódio no GP do Canadá, onde se tornou o terceiro piloto mais jovem da história a terminar no pódio - atrás apenas de Max Verstappen e Lance Stroll.

Apesar de não ter dominado a F2, a Mercedes confiou nele, ciente de seu talento e com um roteiro claro: preparar o terreno para 2026, quando um novo regulamento técnico entrará em vigor.

"Se uma criança começa aos oito anos de idade e já é competitiva contra crianças mais velhas, isso é um bom sinal. Se esse garoto vence o campeonato um ano antes dos demais, isso é outro bom sinal. E Kimi tem vencido em todas essas categorias. Isso é algo muito excepcional", enfatizou Wolff.

Wolff será paciente com Antonelli

Antonelli está atualmente em sétimo lugar no campeonato de pilotos com 63 pontos, enquanto seu companheiro de equipe George Russell - que está tendo sua melhor temporada - tem cinco pódios, uma vitória e 136 pontos, o que o coloca em quarto lugar.

Embora a diferença seja significativa, Wolff pede calma: "Você provavelmente tem que pensar em um programa de três anos e aceitar que esse é o tempo necessário para que um jovem piloto possa competir com colegas mais experientes - que também são muito rápidos. George está entre os melhores pilotos da F1 atualmente. E isso é algo que temos que dar a eles: tempo para os jovens".

O chefe da equipe lembra que o desempenho na F1 não tem a ver apenas com velocidade. "Tornou-se muito difícil gerenciar os pneus. Não se trata apenas de velocidade - o quão rápido você pode ir em uma volta ou em uma corrida - trata-se de cuidar dos pneus para ir o mais rápido possível sem deslizar e sem superaquecer, porque você perde muito tempo por volta. E essa é a grande limitação para os jovens que estão chegando à F1", explicou.

Wolff citou Oscar Piastri, o atual líder do campeonato, como exemplo: "Piastri levou um ano e meio para atingir o nível de Norris. E este é o primeiro ano em que ele tem vantagem sobre ele".

Nesse contexto, Wolff apreciou o pódio de Antonelli em Montreal: "Ele não conhece todos os circuitos - Montreal foi sua primeira vez -, então ele começa com uma grande desvantagem. Mas o carro estava bom e ele conseguiu ser rápido".

Max Verstappen, Red Bull Racing; Andrea Kimi Antonelli, Mercedes

Foto de: LAT Images

O austríaco admite que a decisão foi controversa: "Houve muitas vozes dizendo: 'Como você pode colocar um jovem de 18 anos em um carro?' Especialmente em um Mercedes - não é como correr em uma equipe pequena, onde você está mais fora do radar. Aqui você é catapultado para um lugar onde as pessoas esperam que você suba ao pódio ou ganhe corridas".

Mas a filosofia da Mercedes é clara. "Quando você toma a decisão certa em termos de talento, precisa estar muito consciente de quem está colocando no carro. E se esse jovem mostrar muito potencial, você também precisa dar a ele tempo para se desenvolver. É isso que estamos fazendo com Kimi", disse ele. "Não daríamos um lugar a ninguém se não achássemos que ele poderia ser um campeão no futuro.

O caso de Antonelli contrasta com o de Russell, que teve de esperar vários anos na Williams antes de entrar para a equipe de fábrica em 2022. A Mercedes agora está optando por uma abordagem mais agressiva com Kimi, convencida de que, com a experiência adquirida em 2025 e 2026, o jovem italiano pode ser uma peça-chave no novo ciclo técnico que começa em 2026.

JÁ ERA para Norris? MAX tem chance? 'CAUSOS' COM PIQUET! Hamilton, Bortoleto e Indy | BIA FIGUEIREDO

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Ouça a versão exclusivamente em áudio do Podcast Motorsport.com:

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior Quem são os pilotos que mais tomaram pontos na superlicença da F1?
Próximo artigo F1 - Norris muda opinião sobre Hamilton: "O que ele conquistou é algo que eu não poderia imaginar"

Principais comentários

Últimas notícias