F1 - Mesmo com aproximação real de Verstappen, CEO da McLaren declara: "Não vamos priorizar ninguém"
Zak Brown negou que a equipe vá priorizar um piloto em detrimento do outro na luta pelo título mundial de 2025
O chefe da McLaren, Zak Brown, rejeitou as alegações de que a equipe favorecerá Oscar Piastri ou Lando Norris na luta pelo título mundial da temporada 2025 da Fórmula 1, usando a aproximação 'real' de Max Verstappen como justificativa.
A equipe britânica dominou a temporada e conquistou o título de construtores a seis rodadas do fim, ao terminar em terceiro e quarto lugar no GP de Singapura. Mas a briga entre os pilotos ganhou as manchetes em Marina Bay, quando Norris ultrapassou Piastri e de forma polêmica, colidiu com ele no processo.
Isso irritou o australiano, que pediu à equipe para reverter as posições, mas a equipe de Woking rejeitou, apesar das chamadas "regras papaia", que determinam que os dois não podem bater um no outro. A McLaren alegou que a colisão foi uma consequência da tentativa do britânico de evitar acertar a traseira de Verstappen.
Essa movimentação fez com que Mario Andretti, por exemplo, alegasse que a equipe estava favorecendo Lando em relação à Piastri - que lidera o campeonato com 22 de vantagem sobre Norris e 63 para o tetracampeão da Red Bull, terceiro colocado no momento.

Lando Norris, McLaren, Oscar Piastri, McLaren, Zak Brown, McLaren
Foto de: Mark Sutton / Formula 1 via Getty Images
Brown negou que a McLaren esteja favorecendo um piloto porque isso não faz parte da natureza da equipe. O ano passado é um exemplo disso, pois a McLaren só deu prioridade a Norris em sua luta contra Verstappen quando a F1 chegou a Baku para a 17ª rodada.
Portanto, Zak está ansioso para manter as coisas como estão, especialmente porque ele acha que Verstappen ainda está na briga pelo título.
"É uma corrida de cada vez", disse Brown em Austin, no GP dos Estados Unidos deste fim de semana. "Já me pediram muitas vezes para prever o futuro. No momento, Max está perto demais para nos confortar. Lando está a uma vitória, Oscar a um DNF de distância. Vimos o que aconteceu na Holanda, como as coisas podem mudar rapidamente, então estamos concentrados apenas neste fim de semana, que é tentar fazer com que nossos pilotos terminem em primeiro e segundo na corrida."
"Continuaremos avaliando corrida por corrida se chegarmos a uma situação. Foi o que fizemos no ano passado em Baku para começar a ajudar Lando e o que acabou acontecendo foi que Oscar venceu a corrida. Portanto, este é um esporte bastante imprevisível, mas, no momento, vamos dar aos dois pilotos a mesma oportunidade de tentar vencer o campeonato de pilotos", encerrou.
BERNOLDI lembra CAUSOS com MAX, 'mala' ALONSO e CALADO HAMILTON, avalia BORTOLETO e + | RENAN GUERRA
Ouça o PODCAST MOTORSPORT.COM:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.