F1: Montoya acusa Red Bull de plantar rumores sobre Piastri-Ferrari para desestabilizar McLaren
Mas colombiano questiona também se Piastri não poderia utilizar estes rumores a seu favor

Entre os vários rumores que circularam no paddock da Fórmula 1 nos últimos dias, um dos principais apontava um interesse de Oscar Piastri na Ferrari para 2027. Porém, para o ex-piloto Juan Pablo Montoya, essa especulação sobre o futuro do australiano pode ter sido plantada pela Red Bull, como forma de desestabilizar a McLaren na reta final da temporada 2025.
Em meio à briga entre Piastri e Lando Norris pelo título, as primeiras rachaduras no teto de vidro da McLaren começam a surgir, com as polêmicas "regras papaia" sendo mais questionadas do que nunca. O frágil equilíbrio interno foi novamente alvo de debate após o contato dos dois na largada do GP de Singapura.
A aparente raiva do piloto australiano, ouvida pelo rádio, e algumas das decisões estratégicas controversas tomadas pela equipe nos últimos anos levaram a rumores de que Piastri poderia estar pensando em deixar a McLaren. Especulações recentes, publicadas pelo jornal suíço Blick, sugeriram que Piastri poderia estar de olho na Ferrari para 2027.
No entanto, o ex-piloto da McLaren acredita que esses rumores são deliberadamente espalhados por equipes rivais, muitas vezes como um "jogo psicológico".
"A questão é: as pessoas estão espalhando esses rumores com base em informações reais ou estão apenas inventando-os para agitar as coisas?", disse Montoya. "No final, é uma ótima maneira de causar problemas para a McLaren. Assim como Toto fez com Max. Será que ele realmente tinha uma chance? Quem sabe. Mas isso virou manchete".
"A história de Oscar Piastri-Ferrari também poderia ter vindo da Red Bull. Alguém da Red Bull pode ter pensado: 'Esse seria um ótimo boato, abalaria um pouco a McLaren'".
O colombiano acrescentou ainda que esses rumores também poderiam ser usados para aumentar o poder de barganha de Piastri contra a McLaren:
"Se você acha que Oscar é realmente bom e sabe que outras equipes o querem, essa notícia pode ser uma mensagem para a McLaren: 'Se você me quer, tem que me respeitar'. Mas para a McLaren, hoje, a equipe é mais importante do que os pilotos".
"Acho que está na hora de permitir que os pilotos corram uns com os outros. É claro que a unidade da equipe deve ser mantida, porque o objetivo final é vencer como uma equipe. Stella está fazendo um ótimo trabalho para manter esse equilíbrio." Mas eles precisam ser um pouco mais flexíveis nas corridas".
"Esta talvez seja a única vez na carreira dos pilotos da McLaren que eles têm a chance de ser campeões mundiais. Portanto, é preciso ser agressivo na Fórmula 1".
BERNOLDI lembra CAUSOS com MAX, 'mala' ALONSO e CALADO HAMILTON, avalia BORTOLETO e + | RENAN GUERRA
Ouça o PODCAST MOTORSPORT.COM:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.