F1 - Marko: Motor da Red Bull estará muito próximo ao da Mercedes em 2026
Conselheiro revelou que unidade de potência que está sendo desenvolvida para o próximo ano terá performance parecida ao da equipe alemã


Mynt
Bitcoin e criptomoedas? Invista na Mynt.com.br, a plataforma cripto do BTG Pactual
Os novos regulamentos sobre unidades de potência que entrarão em vigor na Fórmula 1 em 2026 mudarão significativamente o equilíbrio de forças entre as equipes. O site kleinezeitung.at informou que o consultor da Red Bull, Helmut Marko, admitiu que a Mercedes entrará na nova era como favorita. Por outro lado, ele também sugeriu que o motor da equipe terá um desempenho muito próximo ao da fabricante alemã.
Marko disse à imprensa austríaca que a unidade de potência desenvolvida pela Red Bull em conjunto com a Ford produzirá cerca de 6,7 cavalos a menos que a da Mercedes. Entretanto, de acordo com o consultor, o fator decisivo será o gerenciamento dos sistemas híbridos e não o motor de combustão interna.

"Essa será uma mudança enorme", disse ele, enfatizando que o trabalho no resfriamento das baterias, nas velocidades de carregamento e na eficiência da recuperação de energia será particularmente crítico. "A Mercedes já foi declarada a favorita e todos estão brigando com ela. Estamos no caminho certo; graças ao apoio da Ford, estaremos no máximo com 5kw de defasagem em relação ao motor. Essa é uma situação muito boa no momento."
Afirmando que o gerenciamento de energia está diretamente ligado ao software, Marko disse que eles receberam suporte técnico da empresa AVL, sediada em Graz, na Áustria, e que recrutaram nomes importantes da Mercedes, os quais estão em posição muito boa neste campo.
Embora se afirme que a Mercedes já tenha uma vantagem graças à sua experiência e capacidade de infraestrutura, as declarações da Red Bull mostram que a guerra de motores de 2026 será muito acirrada.
Márquez DOMINA, Bagnaia MEDIANO, Martín QUEBRA COSTELAS e VIÑALES PUNIDO: o CAOS da MotoGP no Catar
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Márquez DOMINA, Bagnaia MEDIANO, Martín QUEBRA COSTELAS e VIÑALES PUNIDO: o CAOS da MotoGP no Catar
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.