F1: "Não há razão para Bearman não se tornar campeão mundial", acredita ex-engenheiro da Ferrari
Jock Clear elogiou titular da Haas e acredita que novo conjunto de regras irá beneficiar o piloto britânico
Titular da Haas, Oliver Bearman estreou na Fórmula 1 no GP da Arábia Saudita de 2024, substituindo Carlos Sainz ao volante da Ferrari, e demonstrando seu talento logo na primeira corrida. Em seguida, seu desempenho impressionante e resultados de alto nível na temporada de 2025 permitiram que o britânico de 20 anos superasse o experiente Esteban Ocon na comparação dentro da equipe.
No entanto, de acordo com Jock Clear, ex-engenheiro da Ferrari que chegou a trabalhar como Diretor de Engenharia e Engenheiro Sênior de Desempenho da equipe por uma década, o melhor ainda está por vir para Bearman. Para ele, mesmo com o novo conjunto de regras, "bons pilotos continuarão sendo bons" e o novo regulamento irá ressaltar as qualidades do jovem da Haas.
"Há muitos pilotos no grid que não conheço muito bem. Conheço um pouco o Oscar Piastri, mas não conheço Lando Norris. O Isack Hadjar me impressionou muito, porque, sinceramente, não esperava que ele fosse tão bom", disse Clear ao CasinoHawks. "Mas, em geral, acho que as novas regras vão funcionar a favor de Bearman e destacar ainda mais seus pontos fortes".
Oliver Bearman, Haas F1 Team
Foto: Guido De Bortoli / LAT Images via Getty Images
"Ainda é cedo para dizer isso e já disse coisas semelhantes sobre Charles Leclerc no passado, mas neste momento não vejo nenhuma razão para que Bearman não se torne campeão mundial. Quando você trabalha com alguns pilotos, percebe imediatamente que eles são bons, mas não estão no nível de campeões", acrescentou.
"No caso do Ollie, até agora não vi nada que me levasse a pensar que ele não conseguiria. Ele superou todos os desafios que enfrentou e fez isso contrariando as expectativas. O início da temporada foi muito difícil para ele e ele tinha muito a aprender, mas na metade da temporada, mostrou o quanto é talentoso e o quanto aprende rápido", elogiou Clear.
O engenheiro ainda falou da performance de Bearman contra o companheiro de equipe, Esteban Ocon, dizendo que o francês "definitivamente não é um piloto comum", mas ressaltou que o britânico "quase sempre foi um pouco mais rápido que ele. Ele tem desempenho e é extremamente inteligente. Quando essas duas características se juntam, não há motivo para que ele não se torne campeão mundial no futuro".
F1 2026 chegou! O que esperar do NOVO CARRO? MERCEDES favorita? Hamilton pressionado? BORTOLETO, GLOBO e +
Ouça versão áudio do Podcast Motorsport.com:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Principais comentários