F1 - Newey sobre título de 2010 com Vettel: "Vencemos contra todas as probabilidades"
Adrian Newey, designer ex-Red Bull , disse que título em Abu Dhabi de Sebastian Vettel teve superação do piloto alemão e erro estratégico da Ferrari
Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
Adrian Newey, designer que está de saída da Red Bull após 19 anos de casa, relembrou, em entrevista ao podcast Talking Bull, dos desafios de ter se juntado à equipe austríaca em 2005, os primeiros anos da Red Bull na Fórmula 1 e como foi a campanha do título de Sebastian Vettel em 2010. Além disso, citou 2021 como o ano mais difícil da carreira.
"Achei que ir para a Red Bull era um grande desafio, um grande risco em minha carreira, mas um risco que senti que tinha que correr naquele momento", disse Newey, sobre o início da parceira com a equipe. "Quando tudo começou, nosso objetivo era vencer uma corrida em algum momento. Por esse motivo, quando vencemos a primeira corrida na China em 2009, foi uma grande conquista".
Após 2009, com a primeira vitória da equipe austríaca na F1, a temporada seguinte já foi marcante: o primeiro título de pilotos e de construtores da equipe:"Um ano depois, fomos para a última corrida em Abu Dhabi com uma chance".
"Em 2010, vencemos o Campeonato Mundial contra todas as probabilidades, com a excelente pilotagem de Sebastian [Vettel] aquele fim de semana e o erro da Ferrari com a estratégia. Isso foi algo que nunca esquecerei", relatou o designer.
Com o primeiro título em 2010, a Red Bull garantiu uma quadra de títulos, juntos de Vettel. Newey também destaca que a disputa de 2021, de Max Verstappen contra Lewis Hamilton, foi o ano mais difícil de sua longeva carreira.
"Depois de 2010, tivemos que continuar com o trabalho, mas nos mantivemos firmes com a chegada da era híbrida e, em 2021, acho que aquela temporada será comentada por muitos anos, talvez até para sempre".
"Para mim, acho que, de toda a minha carreira no automobilismo, foi o ano mais difícil de todos", conclui.
GIAFFONE CONTRA A PAREDE: Felipe vê RBR EM XEQUE e avalia MAX, McLaren, BRASIL na F1 e Lewis/Alonso
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast #295 – O que mais surpreende na F1 2024? Debate com Fred Sabino, da Band
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.