F1 - Newey traça paralelo entre Verstappen e Senna: "Foi o que os diferenciou de pilotos comuns"
Projetista trabalhou com holandês na Red Bull e com o brasileiro na Williams
    Com quatro títulos mundiais, Max Verstappen está se tornando um dos pilots mais bem-sucedidos da Fórmula 1. O holandês subiu para o terceiro lugar na lista de pilotos com mais pódios de todos os tempos após o GP do México, atrás de Lewis Hamilton e Michael Schumacher. Todos os campeonatos vencidos pelo tetracampeão foram disputados com carros da Red Bull projetados por Adrian Newey.
O engenheiro esteve com o time de Milton Keynes por 18 temporadas, começando a trabalhar com a Aston Martin de maneira oficial em março deste ano. Em participação no podcast James Allen on F1, o projetista falou sobre a força mental e empenho de Verstappen.
"Max está em um nível realmente excepcional no momento. Você sabe, ele não teve uma infância fácil, mas sua maturidade é incrível. Sua capacidade de lidar com a pressão, de silenciar qualquer tipo de ruído, é impressionante", disse. "Não importa o que ele esteja passando, quando coloca o capacete, ele se desliga de tudo no mundo e simplesmente corre. É uma das coisas mais especiais que se pode ver em um atleta".
 Max Verstappen, Red Bull Racing
Foto: Hector Vivas / Getty Images
Newey também abordou o breve período em que trabalhou com Ayrton Senna. O piloto brasileiro entrou para a Williams na temporada de 1994, mesmo ano em que faleceu no trágico acidente em Ímola. O projetista disse que, apesar de terem passado pouco tempo juntos, pôde perceber o quão "excepcional" era Senna.
"O que mais me impressionou foi quando falávamos sobre pilotos que têm interesses além das corridas. Ayrton, quando eu estava na Williams, no final de 1993, foi à fábrica pela primeira vez. E eu tive o privilégio, dado por Frank [Williams] e Patrick [Head], de mostrar a fábrica a ele", contou.
 Ayrton Senna, Williams com Adrian Newey e David Brown
Foto: Rainer W. Schlegelmilch / Motorsport Images
"Então, ele chegou ao túnel de vento e, imediatamente, se ajoelhou, olhando a parte traseira da suspensão, notou que havia algo um pouco diferente de tudo o que havia sido feito antes e começou a perguntar sobre tudo: por que tínhamos feito isso, por que aquilo, qual era o propósito disso", relembrou.
"Ele era curioso sobre cada detalhe. Eu precisava estar bem atento para responder às perguntas dele. Sem dúvida, ele era um piloto excepcional", acrescentou. Newey ainda falou o que o tricampeão brasileiro e Verstappen têm em comum, que os difere de outros atletas: "Além de serem rápidos, ambos eram incrivelmente obsessivos com os detalhes. Foi isso que os diferenciou dos pilotos comuns".
NORRIS campeão? CHRISTIAN FITTIPALDI examina MAX x McLARENs, TRETAS pré-Brasil, BORTOLETO e R.CÂMARA
Ouça versão áudio do Podcast:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.