F1 - Norris avalia duelo com Verstappen na sprint: "Fui amador"
Britânico da McLaren lamentou a tática usada na curva 4 após conseguir ultrapassar o tricampeão mundial e perder a posição logo em seguida
Lando Norris acredita que "deixou a porta aberta como um amador" ao permitir que Max Verstappen o ultrapassasse no que seria a 'manobra da vitória' na sprint do GP da Áustria de Fórmula 1 realizada neste sábado.
O piloto da McLaren atacou Verstappen na quinta das 23 voltas de duração da corrida, depois de ter conseguido se manter no alcance do DRS durante as voltas iniciais - correndo tão perto que Verstappen chegou a se defender em alguns momentos, quando Norris ainda não havia feito uma investida.
Ele acabou fazendo isso na curva 3 e ganhou a liderança. Mas, com a Red Bull perseguindo fortemente na descida da colina para a Curva 4, Norris não conseguiu fechar a porta, como seu rival vinha fazendo nas voltas anteriores, e Verstappen conseguiu fazer um mergulho igualmente agressivo por dentro e retomar a liderança.
Oscar Piastri conseguiu então passar à frente de Norris na linha externa quando todos saíram da curva 4, com Verstappen então ganhando à frente das duas McLarens e Norris perseguindo Piastri de perto até o final.
Quando perguntado sobre como ele via a batalha no início da corrida com Verstappen, Norris disse: "Acho que um pouco como vi no final. Quando as coisas se acomodam demais, quando os pneus ficam muito duros, é difícil fazer muita coisa."
"Tive que aproveitar ao máximo minha oportunidade. Fiz uma besteira e deixei a porta aberta como um amador. Então, sim, algumas coisas precisam ser melhoradas, mas estamos lá e podemos, com certeza, dar a ele uma luta amanhã [na corrida principal do GP da Áustria]."
Lando Norris, McLaren MCL38
Foto de: Andy Hone / Motorsport Images
Norris também disse: "Eu definitivamente deveria ter feito um pouco melhor em minha batalha" depois de sair de seu MCL38 no parc ferme. "Mas eu entendo isso", acrescentou. "E o ritmo do carro estava muito forte, especialmente no final da corrida, e tive uma boa batalha tentando ultrapassar Oscar."
"Mas eu simplesmente não tinha velocidade suficiente, já que você perde muito no setor intermediário com o ar sujo. Foi uma boa corrida, uma boa quantidade de pontos para nós da McLaren. Portanto, um bom trabalho para a equipe. E, é claro, Max e Oscar pelo pódio."
Norris considerou que havia pouco mais que a McLaren poderia ter feito para vencer Verstappen na disputa sprint, embora parecesse que os dois carros laranjas se seguraram um ao outro justamente quando a Red Bull estava vulnerável - como as duas Ferraris fizeram na mesma disputa aqui há dois anos, antes de infligir a derrota a Verstappen na corrida principal da Áustria em 2022.
"Somos justos na corrida e, sim, foi muito difícil ultrapassar", disse Norris sobre sua batalha com Piastri. "Mas o ritmo estava bom. Acho que provavelmente não teríamos o ritmo necessário para acompanhar Max. Ele talvez tenha sido um pouco rápido demais para nós hoje, mas amanhã é outro dia e tentaremos novamente."
Oscar Piastri, da equipe McLaren F1, chega ao Parc Ferme após a classificação da Sprint
Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images
Norris FOGO DE PALHA? Lando PASSA MAX, mas TOMA TROCO de VERSTAPPEN e SOFRE com PIASTRI | Sprint F1
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Podcast #288 – A McLaren realmente chegou? Briatore arrumará Alpine com motores Mercedes?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.