F1: Norris classifica trabalho da Alpine em 2022 como "muito ruim"
Piloto vê rival francesa com melhor ritmo durante toda temporada e por isso entende que é negativo o time estar à frente somente da McLaren no campeonato
O britânico da McLaren, Lando Norris, acredita que a rival direta na tabela do campeonato de construtores da Fórmula 1, Alpine, fez um "trabalho muito ruim" com seu carro este ano para estar apenas à frente da equipe de Woking.
Enquanto as duas equipes estavam travadas em uma luta acirrada pelo quarto lugar atrás de Red Bull, Ferrari e Mercedes durante grande parte da campanha, nas últimas corridas é a Alpine que esticou as pernas para se livrar.
Um impulso de desenvolvimento agressivo com seu A522 ajudou Fernando Alonso e Esteban Ocon a aumentar sua vantagem para 24 pontos e agora, a equipe de Enstone parece favorita para manter sua posição com mais atualizações por vir.
Mas, em vez de ficar pessimista sobre onde a McLaren está se destacando na luta com a Alpine, Norris realmente acha que sua equipe fez um trabalho impressionante para estar o mais perto possível, considerando a rapidez com que seu rival foi.
“A Alpine está à nossa frente desde o primeiro dia da temporada e geralmente está à nossa frente”, explicou Norris em Monza na quinta-feira.
“Talvez em apenas três ou quatro corridas nesta temporada fomos um pouco mais rápidos que eles. Na maioria eles foram um carro um pouco melhor.
“Então, para eles apenas estarem à nossa frente no campeonato é mais: fizemos um trabalho muito bom e eles fizeram um trabalho muito ruim.”
Norris citou exemplos como o GP da Austrália, onde Alonso poderia ter largado na primeira fila, mas foi prejudicado por um problema no carro, como exemplos de onde a Alpine tropeçou.
“Quando você vê as margens de qualificação deles para nós, e às vezes o ritmo deles na corrida comparado a nós às vezes, nunca é o contrário. Então eles têm um carro melhor.
Esteban Ocon, Alpine A522, Fernando Alonso, Alpine A522, Lando Norris, McLaren MCL36
Photo by: Mark Sutton / Motorsport Images
“Eles fizeram um trabalho pior ao longo da temporada e cometeram mais erros. Eles tiveram mais problemas com o carro.
“Fernando estava na Austrália para P2 ou P3 na qualificação e estávamos a quilômetros de distância. Então, sim, eles tiveram um carro melhor e têm praticamente toda a temporada. “
Norris está voltando a Monza pela primeira vez desde que seguiu o companheiro de equipe Daniel Ricciardo no famoso 1-2 da McLaren no ano passado.
Mas ele deixa claro que não há expectativas de que a equipe consiga repetir um resultado tão forte desta vez, com o atual MCL36 não aproveitando a vantagem de velocidade nas retas que o carro da temporada passada teve.
“Em geral, não somos tão competitivos em comparação com a temporada passada”, disse ele: “Além disso, todos os outros deram bons passos à frente, como a Alpine.
“Vejo que a Ferrari também está muito à nossa frente. Então são dois carros extras que você tem que sair do caminho se quiser voltar ao pódio.
“Ainda vamos tentar dar tudo de nós e não entramos nas corridas pensando onde estávamos no ano passado, então devemos fazer exatamente o mesmo.
“Em Zandvoort, pessoalmente acho que foi muito melhor para nós este ano do que no ano passado. Então, algumas coisas são definitivamente melhores.
“Mas quero dizer, é óbvio. Não conseguimos tantos pódios e tivemos boas qualificações como no ano passado. E isso é simplesmente porque o carro, como equilíbrio ao longo da temporada, não foi tão bom.”
PODCAST #194 - Qual será o futuro de Felipe Drugovich?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.