F1 - Norris critica punição no GP dos EUA e dispara: "Regras são inconsistentes"
Piloto foi punido por ultrapassar limite de pista mais de três vezes ao longo da etapa
Lando Norris, McLaren MCL38, leaves his pit box after a stop
Foto de: Andy Hone / Motorsport Images
Lando Norris teve um fim de semana bem complicado no GP dos Estados Unidos. Após uma classificação difícil para a Sprint, o piloto conseguiu garantir a pole position para o domingo de Fórmula 1. No entanto, não foi capaz de mantê-la até o fim da corrida.
Na largada, tentando se proteger de Max Verstappen, o britânico deixou a porta aberta para que Charles Leclerc tomasse a frente e passasse a ser o líder - e vencedor - da etapa.
Ao longo das 56 voltas previstas, Norris não teve grandes chances de tomar a ponta novamente, com as Ferraris parecendo quase imbatíveis, sua disputa ficou completamente contra Verstappen pela terceira colocação.
Por mais de dez voltas, o piloto da McLaren ficou dentro da janela de DRS e teve a chance de abri-la algumas vezes, no entanto, só conseguiu a ultrapassagem nas últimas voltas. Porém, uma polêmica se estendeu: o britânico foi empurrado para fora da pista e tomou a posição do tricampeão.
Lando chegou a perguntar para seu engenheiro se precisava devolver a colocação, porém, a equipe entendeu que Verstappen também ultrapassou o limite da pista e tudo estaria dentro das regras. Will Joseph, engenheiro do britânico, chegou a avisar Norris de que ele não poderia voltar a 'fugir' da pista, pois já tinha o feito três vezes.
A Red Bull também notou esse fato e passou um rádio para Max, dizendo que eles já esperavam uma punição para Norris de pelo menos cinco segundos.
O piloto da McLaren realmente foi punido na última volta, sendo obrigado a devolver a terceira posição para Verstappen e ficando fora do pódio por poucos milésimos. No entanto, ele mesmo não entendeu porque os comissários decidiram puni-lo, quando o próprio tricampeão não recebeu um aviso.
Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
Importante lembrar que, na largada, Max 'empurrou' Lando para fora da pista, impedindo que o piloto conseguisse se proteger do ataque de Leclerc e acabasse caindo para a quarta posição. A direção de prova entendeu que o movimento fez parte do desafio e deixou a etapa seguir normalmente.
Após a corrida, em entrevista ao Motorsport.com, Norris declarou que a direção de prova precisa ser mais cuidadosa com as decisões que toma.
"É um trabalho difícil tomar esse tipo de decisão. Para mim, qualquer coisa que eu tenha feito, eu fiz por mim. O ponto que está incorreto é que o Max defendeu sua posição saindo da pista e o efeito é que ele manteve sua posição e isso não está correto".
"Ele saiu da pista se defendendo e cometeu um erro e acabou ganhando vantagem nisso. Por causa disso, eu tive que sair da pista também. É impossível as pessoas saberem se eu teria conseguido [fazer a ultrapassagem] na pista".
"Mas essas são as regras. Elas parecem mudar. Eu sinto que elas são inconsistentes, se olharmos o que aconteceu na Áustria e o Max não recebeu uma punição por sair da pista e ganhar vantagem".
"Para mim, foi uma decisão apressada. Eles não nos escutaram, eles não deram nossa chance de explicar após a corrida e só tomaram a decisão na hora".
NORRIS PUNIDO POR INCIDENTE COM MAX: é JUSTO? Leclerc vence em 1-2! | Rico Penteado e Nicolas Costa
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast Motorsport.com - F1 volta: DECISÃO VERSTAPPEN x NORRIS e tretas de HAMILTON, BORTOLETO e GLOBO, com MAX WILSON! Stock Car
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.