F1 - Norris se diz surpreso com P2 no grid em Austin: "Simplesmente impossível de pilotar"
Britânico ainda falou como que abordará largada de amanhã, já que Piastri larga da sexta posição
O britânico Lando Norris afirmou que ficou surpreso com o segundo lugar na classificação para o GP dos Estados Unidos de Fórmula 1 neste sábado, revelando que sentiu que sua McLaren estava "impossível" de pilotar.
Norris passou por um momento difícil no Q1, depois de abortar sua primeira volta rápida por conta de um erro no primeiro setor, perdendo tempo ainda no início da volta. Na sequência, ele ainda escapou da pista na Curva 9. Em sua tentativa seguinte, com os mesmos pneus, foi suficiente para passar para a próxima fase e, mais tarde, garantir mais uma largada ao lado de Max Verstappen, que fez a pole.
Ainda assim, Norris ficou quase três décimos abaixo do tempo da pole de Verstappen, embora o piloto da Red Bull não tenha conseguido uma segunda volta rápida no Q3, já que um erro de cálculo da Red Bull o levou a cruzar a linha de chegada após o fim da regressiva.
Norris disse à Sky Sports F1 que seu MCL39 foi difícil na classificação e considerou que a mudança nas condições em relação ao quali de sexta-feira (na qual ele foi 0s587 mais rápido do que na sessão deste sábado) prejudicou a McLaren mais do que as outras.
"É simplesmente impossível pilotar, não sei por quê", disse Norris. "Ficou claro desde o Q1 que, a cada volta que dávamos, estávamos entre três décimos e meio segundo atrás de Max. Não era só o fato de eles serem muito fortes - era mais o fato de estarmos em [11º e 12º] no Q1 e não estarmos a um quilômetro de sermos eliminados, então fiquei bastante preocupado depois do Q1".
"É muito difícil de pilotar. Cada solavanco, cada ondulação, volta a volta é diferente, é uma dificuldade, o que não é a coisa mais comum que dizemos sobre nosso carro, mas é claro que nós dois estávamos lutando um pouco com ele hoje".

Lando Norris, McLaren
Foto de: Andy Hone/ LAT Images via Getty Images
"Não sei por que estamos tendo mais dificuldades do que ontem, quando eu estava um pouco mais confortável e, obviamente, em termos de tempo de volta, muito mais rápido ontem do que hoje. A pista estava um pouco pior, o vento estava um pouco pior e parece que isso nos afetou mais do que outros, então vamos tentar entender o motivo e aprender com isso. É quase uma surpresa ser P2, aceito o resultado".
Perguntado se ele abordaria a largada de domingo de forma diferente da corrida sprint, uma vez que teve o incidente com Piastri, Norris não acredita que há alguma mudança que ele precise fazer. Ele também considera que o fato de seu companheiro de equipe e principal rival na briga pelo título largando em sexto não é algo que o deixasse satisfeito, já que seu foco ainda era vencer a corrida de domingo.
"Eu quero vencer. Odeio ficar no segundo ou terceiro degrau", acrescentou Norris. Prefiro não estar lá, estou aqui para vencer as corridas e tentar fazer isso, então farei tudo o que for necessário para aproveitar essa oportunidade".
BERNOLDI lembra CAUSOS com MAX, 'mala' ALONSO e CALADO HAMILTON, avalia BORTOLETO e + | RENAN GUERRA
Ouça o PODCAST MOTORSPORT.COM:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.