F1: Norris 'se livrou' de multa de R$30 mil por xingar na Cerimônia da FIA
Presidente da FIA brincou que deveria aplicar multa ao piloto pelo uso de um palavrão
Mesmo campeão, Lando Norris não se livra de uma "polêmica". Durante o Gala de Premiação da FIA, realizado na última sexta-feira (12) no Uzbequistão, o presidente da Federação, Mohammed ben Sulayem, brincou que deveria aplicar uma multa de 5 mil euros (aproximadamente R$30 mil) no britânico por ter usado um palavrão em seu discurso ao receber o troféu da temporada 2025 da Fórmula 1.
Norris conquistou seu primeiro mundial no GP de Abu Dhabi do último fim de semana, terminando em terceiro lugar, atrás do companheiro de McLaren, Oscar Piastri, e do vencedor da corrida, Max Verstappen. Ele foi oficialmente coroado campeão na cerimônia anual de premiação de fim de temporada no Uzbequistão, e recebeu seu troféu.
O britânico, que foi convidado a subir ao palco por Mohammed Ben Sulayem, admitiu em seu discurso que a McLaren havia "cometido muitos erros e feito besteira" durante a temporada 2025 da F1, utilizando um palavrão em inglês. Ao longo de sua gestão, Sulayem travou uma cruzada contra os pilotos sobre o uso de xingamentos em eventos oficiais, como coletivas e entrevistas nas transmissões.
Em meio aos risos da plateia, Ben Sulayem brincou que estava pensando em multar Norris pelo xingamernto, mas que, depois de bagunçar o cabelo do britânico, o dinheiro poderia ser mais bem gasto arrumando o cabelo do campeão mundial.
"Primeiro, eu ia multá-lo em 5.000 euros por xingar, mas agora acho que você precisa mais desse dinheiro depois que baguncei seu cabelo!".
Lando Norris, McLaren
Foto: Zak Mauger / LAT Images via Getty Images
Em seu discurso de aceitação, Norris agradeceu a Max Verstappen, que não pôde comparecer à cerimônia por motivo de doença, bem como à McLaren e ao companheiro de equipe Oscar Piastri.
"Espero que meu cabelo não esteja muito ruim. Eu me esforcei muito nele...", brincou. "Por onde começo, é claro que vou começar pela McLaren, quero dizer parabéns e obrigado à McLaren, uma equipe com a qual estou há muitos, muitos, muitos anos, uma equipe que nos deu um carro incrível que tornou a vida realmente fácil e bonita às vezes e conseguimos trazer tantas vitórias até o final da temporada".
"É claro que o Piastri... meu grande companheiro de equipe que me ajudou muito no meu desenvolvimento nas últimas temporadas, fazendo de nós a equipe que somos hoje. Ele ajudou a McLaren a vencer dois campeonatos de equipe seguidos. E, claro, Max... Eu o parabenizo por nos colocar sob pressão constante durante toda o ano e fazer o que ele sempre faz".
"É inacreditável, obviamente é o sonho de muitas pessoas e de muitos pilotos. Eu finalmente o vivi, finalmente realizei o sonho que eu tinha quando era criança".
"Crescer aqui com tantos de vocês, viver essa experiência com a McLaren, poder ir para a pista com todos os campeões mundiais contra os quais corri - Lewis, Max, Seb, Fernando - todos esses pilotos incríveis que eu admirava quando criança e ter a oportunidade de correr contra eles e tentar vencê-los... Fizemos isso este ano".
"Portanto, estou muito orgulhoso, muito feliz, fiquei muito emocionado depois da corrida no domingo, depois fiquei extremamente bêbado e me diverti muito. Muito obrigado a todos. É uma honra muito grande".
MARKO FORA da RED BULL, Norris CALA BOCAS, BAND na F1, Max MAIOR e ano de BORTOLETO | TIAGO MENDONÇA
Ouça versão áudio do Podcast
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.