F1 - Norris x Piastri: duelo custará o título mundial à McLaren?
Os dois pilotos da McLaren estão na briga pelo título mundial, mas até que ponto isso prejudica as chances da equipe de vencer os dois campeonatos?
A batalha pelo primeiro lugar na classificação de pilotos da Fórmula 1 está chegando ao ápice na temporada de 2025: os três primeiros pilotos estão separados por apenas 22 pontos, com Oscar Piastri, da McLaren, liderando a tabela à frente do companheiro de equipe, Lando Norris. Mas será que a equipe poderia aumentar suas chances de conquistar seu primeiro título de pilotos e de construtores em mais de 25 anos deixando os papéis mais claros?
Até agora, a McLaren tem se recusado a priorizar um dos dois pilotos. Há igualdade tanto em termos de estratégia quanto de componentes técnicos: todos estão lutando por seu primeiro campeonato mundial nos próprios termos. Esse equilíbrio também é mantido na pista: as ordens de equipe dificilmente desempenham um papel na McLaren.
Até mesmo no ano passado, quando Norris tinha poucas chances de conquistar o título, o chefe da equipe Andrea Stella decidiu não usar ordens de equipe. Na época, ele alertou que as ordens de equipe poderiam "destruir" as chances de título da equipe a longo prazo.
Naquela época, as chances da McLaren de conquistar os dois títulos eram mínimas. Mas agora a dupla é realista - e alguns especialistas temem que a "direção livre" de Norris e Piastri possa anular os frutos do trabalho árduo.
No fim de semana em Ímola, a rivalidade interna ficou clara quando Norris estava diretamente atrás de Piastri no reinício após o safety car. Embora Norris estivesse com pneus muito mais frescos, ele disse mais tarde que não havia "nada" que sugerisse uma ordem de equipe.
Após a corrida, Piastri explicou que não queria desistir de seu lugar sem lutar, embora fosse "inevitável" que Norris o ultrapassasse com a vantagem de pneus:
"Foi difícil", disse o australiano. "Dei tudo de mim, mas simplesmente não tinha mais aderência."
O acidente da McLaren (ainda) não aconteceu
Ao contrário de Rosberg e Hamilton em Barcelona 2016 ou Verstappen e Ricciardo em Baku 2018, a McLaren ainda não teve um acidente, mas isso não significa que o duelo interno da equipe não tenha consequências. Se Piastri tivesse deixado Norris passar antes, será que Norris teria conseguido alcançar Verstappen em Ímola e vencer?
Andrea Stella nega: "Nós jogamos em vários cenários para vencer Max. Mas em nenhum momento tivemos ritmo de corrida suficiente", disse ele após a corrida na Itália.
"Mesmo após a fase final do safety car: Lando conseguiu ultrapassar Oscar e pressionar, mas Max reagiu a Lando. Aqui você precisa de uma vantagem de sete ou oito décimos para ultrapassar", explicou Stella, acrescentando: "O fator decisivo foi, em última análise, a mudança de posição na primeira volta."
O que um gerenciamento estável teria conseguido na McLaren
Mas como Norris não conseguiu ultrapassar Verstappen na pista: Será que a McLaren ainda deveria ter confiado no jogo de equipe e trocado as posições de volta? Afinal de contas, Piastri está liderando o campeonato e é considerado por muitos como o favorito ao título.
Atualmente, Norris e Piastri têm 124 e 132 pontos, respectivamente. Se a McLaren tivesse favorecido um piloto de forma consistente desde o início e trocado regularmente de lugar em finais próximos, a diferença na liderança poderia ser mais significativa.
Se considerarmos apenas as corridas em que os dois terminaram logo depois um do outro: Com Norris sempre à frente de Piastri, seria 138:118. Com Piastri à frente de Norris, também 138:118 - mas ao contrário. Em ambos os casos, a McLaren teria os mesmos 256 pontos, mas um líder claro seria estabelecido.
É verdade: depois do amargo revés de Piastri na Austrália e com 23 corridas pela frente, uma intervenção desse tipo teria sido dura. Mas quanto mais tarde uma decisão for tomada, maior será o risco de conflito interno.
Quando haverá um conflito dentro da equipe?
"Você tem dois pilotos lutando pelo título mundial", disse o chefe da Red Bull, Christian Horner, após a corrida de Ímola. "Em algum momento, o interesse próprio superará o interesse da equipe. Esse é o conflito."
Norris e Piastri "fizeram um bom trabalho" até agora e não entraram em conflito um com o outro. "Isso merece respeito", diz Horner. "Mas dava para ver que estava chegando perto [em Ímola]."
As apostas aumentam mais uma vez na próxima corrida em Mônaco: os dois pilotos da McLaren querem a primeira vitória no principado. Mas nas ruas estreitas, uma manobra arriscada pode levar rapidamente ao desastre - e essa seria a oportunidade perfeita para Verstappen assumir a liderança da classificação.
Atualmente, Verstappen não tem um companheiro de equipe para apoiá-lo na Red Bull e está apenas uma vitória atrás de Piastri. E se a McLaren ficar no caminho, o holandês aproveitará todas as oportunidades que surgirem.
FUTURO da F1: BAND ou GLOBO? GP DE MÔNACO com GALVÃO! POLÊMICAS no PRINCIPADO e TRETA na MOTOGP!
Watch: FUTURO da F1: BAND ou GLOBO? GP DE MÔNACO com GALVÃO! POLÊMICAS no PRINCIPADO e TRETA na MOTOGP!
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Ouça à versão em áudio do Podcast Motorsport.com com Beto Monteiro:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.