F1: O que imagens 'secretas' de teste em Barcelona revelam sobre novo carro da Audi
Equipe de Gabriel Bortoleto e Nico Hulkenberg levou R26 para a pista pela primeira vez
Power shift
Power shift
As primeiras imagens do carro de 2026 da Fórmula 1 em ação surgiram nas redes sociais nesta sexta-feira (09). A Audi realizou um shakedown em Barcelona, percorrendo 200 quilômetros, e alguns vídeos apareceram em plataformas como Twitter e Youtube.
O carro, que será conhecido como R26, deu algumas voltas no Circuito da Catalunha. A marca alemã é a primeira equipe conhecida a ter testado seu novo carro antes do teste a portas fechadas em Barcelona no final de janeiro.
Nico Hulkenberg e Gabriel Bortoleto estavam programados para assumir o volante como parte de um dia de filmagem para testar a primeira unidade de potência da Audi na F1 em Barcelona, enquanto a (agora) ex-Sauber se familiariza com a nova identidade.
Embora fotografias de baixa resolução tenham circulado nas redes sociais alegando ser do novo carro, elas eram pouco mais do que imagens de IA mascaradas por um efeito de desfoque gaussiano.
Mas imagens de vídeo, que surgiram no canal do YouTube F1 A TODO GAS, mostram o novo R26 em ação. Embora as imagens não mostrem o carro de perto, tendo sido filmadas de um ponto privilegiado atrás da Curva 13, há alguns detalhes importantes em exibição.
Audi R26; foto obtida a partir de imagens de F1 A TODO GAS (Youtube), com anotações de Jake Boxall-Legge
Legenda em português
Actuator: Atuador
RW [Rear Wheel] Mounts: Suporte de rodas traseiras
Pushrod Rear Suspension: Suspensão traseira tipo pushrod
Pushrod Front. Susp: Suspensão fronteira tipo pushrod
Raised Nose: Bico [ou 'nariz', em tradução literal] levantado
Os carros do próximo ano são 100 mm mais estreitos, o que é uma mudança visual notável. No vídeo, é possível ver um nariz ligeiramente elevado, assim como uma asa dianteira inclinada para dentro, já que os regulamentos da FIA foram projetados para controlar o rastro ao redor dela. As placas finais agora apresentam uma base e uma aba para controlar o fluxo de ar ao redor das rodas dianteiras.
Além disso, o aspecto mais notável do novo carro da Audi está em seu pacote de suspensão dianteira com push-rod. A Sauber havia se inclinado para um projeto de suspensão dianteira com pull-rod em 2024, seguindo o exemplo da McLaren e da Red Bull sob a chegada do conjunto de regulamentos de efeito solo anterior. A inclinação da barra de direção começa a partir da superfície superior da célula de sobrevivência do chassi, conectando-se à parte inferior do cubo da roda.
Teorizou-se, no âmbito dos regulamentos anteriores, que a suspensão pull-rod era mais benéfica para uma abordagem anti-mergulho na configuração do carro, mas as taxas de mola mais suaves esperadas dos novos carros, agora que os assoalhos são menos sensíveis a pequenas alterações na altura de condução, levaram a uma reversão.
Dada a granulação das imagens, é difícil distinguir a geometria da suspensão traseira, mas também parece ser um layout de barra de pressão. Antes de 2022, as equipes de F1 haviam optado em grande parte por layouts de suspensão traseira com barra de tração para manter o centro de gravidade baixo, mas mais equipes começaram a adotar a suspensão traseira com barra de pressão ao longo do ciclo regulamentar de 2022-25.
Os sidepods também são interessantes. Entre 2022 e 2025, as inúmeras soluções de sidepods vistas nos primeiros anos logo convergiram para a solução de downwash da Red Bull, com o ar sendo direcionado para baixo, mas o carro da Audi parece mostrar uma solução de inwashing, ou seja, o ar é direcionado para dentro do carro. Com isso, o fluxo de ar busca maximizar a eficácia da seção "coke bottle" (garrafa de Coca-Cola, em tradução literal), na parte traseira do carro.
Desde que o fluxo de ar permaneça preso ao carro, isso pode puxar o ar através da seção central, em vez de expor o rastro aos pneus traseiros.
Em outros aspectos, o som do motor não é muito diferente da geração anterior de unidades de potência, embora talvez soe um pouco mais forte durante a aceleração. A nova asa traseira tem uma montagem dupla fixada na parte inferior, em vez de uma montagem única em forma de pescoço de cisne que era incorporada ao atuador DRS.
F1 2026 chegou! O que esperar do NOVO CARRO? MERCEDES favorita? Hamilton pressionado? BORTOLETO, GLOBO e +
Ouça versão áudio do Podcast Motorsport.com:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Principais comentários