F1: Organização técnica da Red Bull "não mudou" com saída de Newey
Pierre Waché, chefe de tecnologia da Red Bull, conta o que mudou, e o que não mudou no desenvolvimento de carros da F1
Adrian Newey, Red Bull Racing Chief Technical Officer
Foto de: Motorsport Images
O diretor técnico da Red Bull, Pierre Waché, diz que a organização da equipe de Fórmula 1 não mudou após a retirada de Adrian Newey de todas as questões técnicas.
Newey ainda é visto nos boxes da equipe como estrategista e tem se concentrado em seu projeto de hipercarro RB17 nos últimos meses, mas seus dias de consultoria à equipe de Milton Keynes sobre os projetos de seus carros acabaram há vários meses.
A notícia de que o designer decidiu deixar a equipe foi vista como um golpe forte, e também como um grande golpe para qualquer equipe que o contratasse em seguida, pois acredita-se que a Aston Martin esteja na pole position para abocanhá-lo em 2025.
Em entrevista ao site Motorsport.com, o diretor técnico da equipe, Waché, descreveu o que mudou na Red Bull e como a equipe já havia se preparado para a vida depois de Newey.
"Claramente, o feedback e os conselhos de Adrian foram muito benéficos para nós", disse Waché. "Não quero menosprezar o que ele fez pela equipe e o que fez por mim pessoalmente. Ele é uma pessoa extremamente experiente, muito inteligente e muito bem-sucedida".
"No entanto, agora estamos onde estamos. Nosso trabalho diário não mudou fundamentalmente, além do fato de que não temos mais ninguém olhando por cima do nosso ombro e dizendo: 'Ei, pessoal, vocês pensaram sobre isso ou aquilo? Mas, fundamentalmente, isso não muda o que estamos fazendo".
Pierre Wache, engenheiro-chefe de engenharia de desempenho da Red Bull Racing
Foto de: Red Bull Content Pool
Quando perguntado sobre a importância da contribuição de Newey no RB20 deste ano, Waché disse: "Acho que foi menos do que antes, mas ele ainda estava envolvido e fazia parte da equipe em sua posição para o RB20".
"Mas como somos uma equipe, não contamos quem está fazendo o quê exatamente. Você se move como um grupo em direção a algo, em direção a um objetivo comum".
O francês explicou que a Red Bull já estava se preparando para a vida sem o designer e piloto de 65 anos, montando uma equipe com fortes líderes técnicos, como o chefe de aerodinâmica Enrico Balbo e o chefe de engenharia de desempenho Ben Waterhouse, que assinaram novos contratos no início deste ano.
"A organização não mudou porque já estávamos organizados para poder lidar com a situação sem a sua participação, porque no passado ele esteve um pouco menos presente em alguns momentos do que em outros", destacou Waché.
"O principal aspecto é que ele não está mais presente, mas a organização não mudou e é preciso lidar com a ausência dele. Nós nos organizamos com uma equipe técnica completa para lidar com isso e olhar para frente, não para trás".
"Falo por mim mesmo agora. O principal é que você nunca deve pensar que é perfeito. Você tenta contratar pessoas ao seu redor para compensar suas fraquezas, e é assim que deve ser".
"Espero, e é o que vejo, que todas as pessoas abaixo de mim sejam melhores do que eu em alguns aspectos, para compensar o que eu mesmo não sou capaz de fazer".
"Somos um grupo e um vínculo, todos têm seus pontos fortes e a capacidade de trabalhar juntos é o aspecto mais importante. Um grupo com um indivíduo fazendo tudo não existe, trata-se de todos os indivíduos que trabalham juntos".
Max Wilson DESVENDA CRISE da Red Bull, REBATE DETRATORES de Drugo e cia, CRITICA CONTRATOS da F1 e +
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
PÓDIO CAST analisa GP da Áustria de MotoGP e faz prévia do Sertões 2024
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.