F1 pede auxílio das redes sociais para intensificar a luta contra ataques on-line
Recentemente, Doohan e Tsunoda foram alvos de hate por parte dos argentinos torcedores de Colapinto

Nos últimos dias, o mundo da Fórmula 1 foi tomado por 'ataques' contra Jack Doohan e Yuki Tsunoda nas redes sociais, por diversos assuntos diferentes. Agora, a categoria pede que as plataformas tomem medidas adicionais para coibir esses abusos.
O retorno de Franco Colapinto ao grid da F1 pela Alpine reacendeu uma onda de apoio dos argentinos, mas nos últimos meses uma minoria de fãs passou repetidamente dos limites ao assediar Doohan.
A questão chegou ao ápice no GP da Emilia Romanha do último fim de semana, quando uma postagem de uma conta de paródia publicou um Story no Instagram, dizendo que pai de Doohan teria tirado sarro do acidente na classificação de Colapinto.
Tsunoda também entrou na mira das contas argentinas depois que ele e Colapinto se envolveram em um incidente comum de impedimento nos treinos de sexta-feira em Ímola, com o piloto da Red Bull sendo insultado por gesticular em direção a Franco.
Isso levou a pedidos da Alpine e da FIA para que os torcedores tratassem todos os pilotos com respeito, e Colapinto também pediu que seus torcedores se acalmassem, dizendo:
"Eles são extremamente apaixonados e sempre são muito severos com as outras pessoas. Eles têm que se respeitar".
Vários fãs argentinos também responderam às postagens de Tsunoda no Instagram com mensagens de apoio ao piloto japonês, pedindo desculpas pelo comportamento dos outros.

Franco Colapinto, Alpine
Foto de: Sam Bagnall / Motorsport Images via Getty Images
A FIA (Federação Internacional de Automobilismo), órgão regulador da F1, intensificou seus esforços com uma campanha lançada recentemente para combater o abuso on-line, enquanto a categoria e suas equipes também têm trabalhado para moderar os comentários recebidos em suas contas on-line.
Mas quando questionada pelo Motorsport.com, a F1 também está pedindo às próprias plataformas de mídia social que tomem medidas decisivas.
"Ninguém deve estar sujeito a abusos on-line ou de qualquer outra forma", disse a F1 em um comunicado.
"Jack Doohan e Yuki Tsunoda são ótimas pessoas, pilotos muito talentosos e embaixadores do nosso esporte que, junto com suas famílias, devem ser tratados com respeito em vez de receberem abusos de pessoas que se escondem atrás das mídias sociais".
"A F1 é uma comunidade unida, e todos nós condenamos esses atos e continuaremos a trabalhar em todo o esporte para bloquear e denunciar coletivamente os abusos nas plataformas de mídia social, mas precisamos que essas plataformas façam mais para impedir a disseminação de comentários vis e abusos".
Algumas das maiores plataformas de mídia social, incluindo o X (antigo Twitter) e a empresa Meta, por trás do Instagram e do Facebook, reduziram seus esforços globais de moderação de conteúdo nos últimos meses.
Falando em Ímola, o piloto da McLaren, Lando Norris, disse que recentemente deixou de usar as mídias sociais.
"Gosto de não usar meu telefone tanto quanto antes", disse o britânico. "Eu simplesmente vejo a mídia social mais, do meu ponto de vista, como um desperdício de tempo e energia, e eu simplesmente não preciso dela".
PASSÃO DE MAX EM PIASTRI REDEFINE F1? Rafa Câmara "PRONTO"! LUTA PELA VIDA e NASCAR | Beto Monteiro
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Ouça à versão em áudio do Podcast Motorsport.com com Beto Monteiro:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.