F1: Pérez vive 'Dia D' sobre futuro na Red Bull nesta segunda-feira
Reunião decisiva acontecerá no dia anterior dos testes de pós-temporada em Yas Marina
A Red Bull afirmou que chegará a um acordo com Sergio Pérez sobre "o caminho certo e apropriado a seguir" durante as discussões marcadas para segunda-feira (9), para decidir seu futuro na Fórmula 1.
Mas, embora se espere que uma reunião com a participação dos acionistas da equipe defina a formação de ambas as equipes da marca de energético para 2025, é provável que um anúncio sobre a decisão final só seja feito daqui a alguns dias.
E isso pode acontecer porque a equipe quer esperar até depois do teste de terça-feira em Abu Dhabi, que envolve a primeira corrida de Yuki Tsunoda em um carro da RBR, antes de se comprometer com a formação de suas equipes.
Helmut Marko, consultor e voz-forte da Red Bull, disse ao Motorsport.com: "Todos os fatos serão discutidos, e acho que uma decisão será tomada. Quando ela será anunciada? Não acho que será na segunda-feira".
"E é claro que vamos esperar pelo resultado [do teste] antes de anunciar a decisão".
O chefe de equipe, Christian Horner, explicou que era importante que a equipe terminasse a temporada antes de poder avaliar as coisas adequadamente com Pérez para descobrir o que era melhor para os interesses de ambos.
"Obviamente, essas discussões acontecerão entre Checo e a equipe", disse ele. "Agora que a temporada já terminou, vamos nos sentar com ele e refletir sobre a temporada - e, obviamente, onde ela deu errado - e trabalhar coletivamente para descobrir qual é o caminho certo e adequado a seguir".
"Ele fez muito por esta equipe. Então, vamos nos sentar e refletir sobre esta temporada e como vamos seguir em frente".
Sergio Perez, Red Bull Racing RB20
Foto de: Red Bull Content Pool
A falta de bons desempenhos de Pérez para marcar pontos este ano, em uma temporada em que Max Verstappen conquistou o campeonato de pilotos, contribuiu para que a Red Bull terminasse em terceiro lugar na disputa pelo título de construtores.
Verstappen conquistou o título com 437 pontos, enquanto Pérez conseguiu apenas 152 e terminou em oitavo lugar na classificação de pilotos. O total da Red Bull no campeonato de construtores foi de 589, com a Ferrari conquistando 652 e a McLaren 666.
A realidade do déficit de pontos foi algo que Horner disse ser difícil de aceitar, e não deixou ilusões de que precisaria melhorar sua formação de pilotos se quisesse ter alguma esperança de se sair melhor em 2025.
"Acho que você pode ver a importância de ter dois pilotos pontuando regularmente no campeonato de construtores", disse o chefe de equipe. "Isso é crucial".
"A Ferrari será forte com sua formação no próximo ano. A McLaren tem uma equipe forte. A Mercedes terá um piloto inexperiente em um de seus assentos".
"Portanto, para a nossa equipe, é muito importante que os dois pilotos estejam dando conta do recado e que não haja uma diferença significativa".
Perguntado se havia algum cenário que ele pudesse prever em que Pérez permaneceria a bordo, Horner disse: "Ele ainda é nosso piloto. Portanto, seria errado eu especular sobre como será o próximo ano, até que ele e eu tenhamos nos sentado e discutido este ano e refletido sobre ele como uma equipe".
NORRIS é VICE e leva MCLAREN ao TÍTULO de CONSTRUTORES; VERSTAPPEN LOUCÃO e BORTOLETO CAMPEÃO da F2
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Derrota de Norris para Leclerc na briga pelo vice de 2024 será "vergonha"?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.