F1: Piastri, em má fase, diz que campeonato será decidido em desempenho
Atual líder do campeonato e sem vencer desde agosto, Piastri dá de ombros para escalada de pontos de Verstappen ao falar de desempenho garantir título
Oscar Piastri, atual líder do campeonato, parece não ligar para a escalada de Verstappen na disputa de pilotos. O australiano da McLaren ressaltou após o GP dos EUA que não basta olhar para pontos, mas que também é preciso ver o desempenho para vencer um campeonato. Piastri só venceu uma corrida desde a volta das férias da F1 em agosto e não vai ao pódio desde o GP da Itália no dia 7 de setembro.
Ao ser questionado sobre já ter vistos grandes campeonatos escaparem com grandes viradas, Piastri valorizou que é o desempenho que te faz vencer um título.
"Sabe, este fim de semana foi obviamente difícil e a diferença [de pontos] diminuiu um pouco nos últimos fins de semana. Mas, sabe, novamente, o desempenho é o que vai te fazer ganhar um campeonato, não apenas olhar para os pontos e ver se você pode aumentá-los ou diminuí-los. Quanto mais rápido você for, mais pontos você vai marcar, e é nisso que vou me concentrar", disse o australiano.
Porém, o desempenho de Piastri na segunda metade do campeonato está bem abaixo do que ele fez no início do ano. O australiano venceu apenas o GP da Holanda após as férias da F1 (que foi a primeira corrida depois disso). Ele conseguiu um P3 na Itália, mas bateu nas primeiras curvas do GP do Azerbaijão e terminou em P4 em Singapura e P5 neste GP dos EUA.
Nas 14 corridas da primeira metade do campeonato, Piastri venceu 6 corridas, terminou em P2 em oportunidades e em P3 em três corridas. Ele teve um P9 na Austrália e um P4 no Canadá. Se desempenho é o que garante campeonato, Piastri precisa retomar a ótima forma do início da temporada.
Nas cinco corridas pós-férias, Piastri marcou 62 pontos. Já Verstappen, que agora assusta o australiano e Norris, fez 111 pontos nesse período.
No entanto, Piastri reconhece que a McLaren precisa reencontrar o ritmo — assim como fez Verstappen.
"Quer dizer, ele obviamente teve uma boa sequência nas últimas corridas, mas, no final das contas, se conseguirmos encontrar o nosso caminho novamente, encontrar o nosso ritmo e, certamente para mim, encontrar o ritmo novamente, então não tenho grandes preocupações."
"Ainda falta muito para o campeonato [...] mas não é exatamente uma diferença pequena com cinco etapas restantes, então acho que se conseguirmos encontrar o nosso ritmo novamente, acho que as coisas vão se resolver", disse o australiano e líder do campeonato.
BERNOLDI lembra CAUSOS com MAX, 'mala' ALONSO e CALADO HAMILTON, avalia BORTOLETO e + | RENAN GUERRA
Ouça o PODCAST MOTORSPORT.COM:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.