F1 - Piastri: "Me preocupar com Verstappen não irá me ajudar a conseguir o título"
Líder do campeonato disse que não irá mudar abordagem mesmo com aproximação do tetracampeão
Oscar Piastri, McLaren
Foto de: Andy Hone/ LAT Images via Getty Images
Oscar Piastri disse que, apesar da recuperação de Max Verstappen na corrida pelo título da Fórmula 1, ele não está mudando sua abordagem no campeonato de pilotos de 2025.
A vantagem de 104 pontos de Piastri sobre o holandês, que é terceiro colocado, caiu para 40 em apenas quatro GPs, já que o piloto da Red Bull conquistou quatro vitórias (incluindo uma sprint) e um segundo lugar. Enquanto isso, o líder do campeonato da McLaren teve um desempenho ruim, que incluiu um acidente que custou caro na primeira volta do GP do Azerbaijão.
"A fase ruim que [Verstappen] teve desde Monza foi um pouco surpreendente", admitiu Piastri. "Mais uma vez, houve lampejos desse tipo de desempenho em determinados momentos no início da temporada, mas também houve algumas grandes quedas. Por isso, acho que o fato de agora serem consistentes foi uma surpresa".
"Sabemos que eles ainda estão fazendo muitas coisas no carro, tentando melhorá-lo, então, de certa forma, não é uma grande surpresa, mas ele entrou na briga mais rápido do que eu esperava".
Com mais cinco GPs pela frente, Verstappen é agora um candidato real ao título contra Piastri e Lando Norris, que tem 14 pontos a menos que seu companheiro de equipe da McLaren.
No entanto, quando questionado se isso estava mudando sua abordagem, o australiano disse: "Não, para ser honesto. Obviamente, a diferença diminuiu um pouco nas últimas corridas, mas, para mim, o foco sempre foi tentar ser o mais rápido possível e tirar o máximo proveito de cada fim de semana - o que, em alguns fins de semana, conseguimos, em outros, definitivamente não".
Piastri insistiu anteriormente que seu fim de semana ruim em Austin foi um caso isolado: "É nisso que estou realmente focado e, sabe, acho que se eu fizer um trabalho bom o suficiente para conseguir fazer isso todo fim de semana, então não importa realmente como as coisas irão parecer", falou.
Quando questionado se ele estava preocupado com o fato de sua vantagem sobre Verstappen estar diminuindo a esse ponto, o australiano foi mais direto: "Não é algo em que eu realmente pense, não. Acho que ele tem sido muito consistente nos últimos finais de semana e tem sido forte também, não há como negar isso. Para mim, não há nenhuma vantagem em me preocupar com isso ou me concentrar nisso".
"O que vai me ajudar a vencer o campeonato é tentar tirar o máximo de mim, do carro e da equipe ao meu redor. Preocupar-se com qualquer outra pessoa no grid não é se concentrar nisso. Ele está lá, na briga, mas, em última análise, isso não muda a forma como vou abordar minha corrida", acrescentou.
Independentemente disso, Piastri lidera a classificação há 15 GPs, atualmente a mais longa sequência de um não-campeão, e esse é um papel que lhe convém muito bem. "Todo mundo gosta de uma boa história de azarão, ou tentar voltar às vezes é um pouco mais fácil, mas eu prefiro ter a liderança do campeonato do que estar em qualquer outro lugar", concluiu. "Eu sempre disse que gosto disso porque normalmente significa que você está fazendo algo certo".
MOLINA analisa MAX x McLARENs pelo título, projeta MÉXICO e avalia BORTOLETO / HAMILTON no fim de 25
Ouça versão áudio do Podcast:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.