F1: Piastri prevê que corridas de 2026 poderão ser imprevisíveis por um motivo-chave
Piloto australiano da McLaren também pensa que a forma que os pilotos competem definitivamente será diferente
Oscar Piastri comentou sobre como as corridas de Fórmula 1 podem mudar para os espectadores em 2026 com a introdução dos novos regulamentos técnicos que mudam tanto o chassi dos carros quanto os motores híbridos.
A temporada 2026 dará início a uma nova era do campeonato, com uma divisão igualitária entre combustão interna e energia elétrica, carros menores e mais leves e a introdução da aerodinâmica ativa para substituir o DRS, entre outras mudanças.
“Acho que definitivamente será diferente, sim”, disse Piastri ao TODAY quando questionado sobre como as mudanças nos regulamentos poderiam impactar a experiência de corrida para os espectadores.
“Acho que em termos de como competimos uns com os outros, será bem diferente. Acho que o elemento híbrido e o gerenciamento do nível da bateria serão coisas realmente importantes. Quero dizer, isso já era importante no passado, mas com esse elemento sendo muito maior a partir desta temporada, haverá muito mais gerenciamento disso por parte dos próprios pilotos".
“Então, acho que, especialmente no início da temporada, poderemos ver alguns cenários interessantes entre os pilotos, em que alguns serão mais táticos e economizarão a bateria, enquanto outros tentarão apenas obter uma boa posição na pista, e isso poderá ser um tipo interessante de batalha tática".
Oscar Piastri, McLaren
Foto: Zak Mauger / LAT Images via Getty Images
“Sinceramente, também não tenho ideia de como isso vai acabar, mas acho que será divertido de uma forma ou de outra".
Piastri terminou a temporada de 2025 em terceiro lugar no campeonato de pilotos, após uma disputa acirrada com seu companheiro de equipe da McLaren, Lando Norris, e Max Verstappen, da Red Bull. Embora as novas regulamentações funcionem como uma 'reinicialização' do grid, o piloto australiano espera levar o que aprendeu em 2025 para a próxima temporada.
“Há muitas maneiras diferentes de interpretar a temporada de 2025 para mim, mas acho que aprendi muito sobre mim mesmo, tanto dentro quanto fora das pistas. Sinto que realmente evoluí bastante como pessoa”, disse.
“Me sinto mais maduro. Me sinto mais responsável. Agora sei um pouco mais o que quero. E também sinto um certo orgulho. Mesmo que o resultado final não tenha sido exatamente o que eu queria, acho que ter alcançado o sucesso que alcancei foi algo com que eu sonhava no início do ano".
"Obviamente, houve alguns momentos que eu preferiria reviver ou não ter vivido, mas acho que, no geral, estou muito orgulhoso do que consegui alcançar. Aprendi muitas lições, boas e ruins, para levar para o futuro".
VINGANÇA de Piastri? VITÓRIA de BORTOLETO? REVIRAVOLTA de Hamilton? Os DUELOS nos times em 2026
Ouça versão áudio do Podcast Motorsport.com:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Principais comentários