F1: Pilotos da McLaren sentem a pressão de Verstappen, diz Marko
Conselheiro da Red Bull ainda analisou chances de Verstappen na classificação deste sábado e a corrida do domingo

Para o conselheiro da Red Bull, Helmut Marko, os pilotos da McLaren, Lando Norris e Oscar Piastri, estão começando a sentir a pressão de Max Verstappen na briga pelo título da temporada 2025 da Fórmula 1.
Enquanto Norris e Piastri abandonaram na primeira volta da corrida sprint deste sábado, Verstappen venceu mais uma e, com isso, reduziu a vantagem do australiano para 55 pontos, ficando ainda a 33 do britânico.
Com Verstappen e a Red Bull agora aparentemente competitivos em todos os circuitos, e a dupla da McLaren com mais dificuldades do que no início da temporada, além dos incidentes recentes, Marko está otimista de que a luta começou.
"Temos que vencer, portanto, apenas oito ou três pontos não são suficientes, mas vamos ver, ainda há algumas corridas emocionantes pela frente, onde a primeira curva é crítica e Max pilota com facilidade", disse Marko ao Motorsport.com após a sprint de Austin. "Temos claramente algo a perder, mas a pressão não está do nosso lado e isso também deve ser uma vantagem".
Perguntado se o nervosismo está começando a aparecer do lado da McLaren, ele respondeu: "Sim, você também pode ver na classificação que Piastri está cometendo erros. E sim, isso é bom...".

Max Verstappen, Red Bull Racing
Foto de: Zak Mauger / LAT Images via Getty Images
Mas Marko não culpou Piastri pelo contato na curva 1 com Norris e Nico Hulkenberg, nem colocou a culpa no piloto alemão da Sauber, como fez Zak Brown, da McLaren. Ele acha que Fernando Alonso foi o principal fator do que ele classificou como um incidente de corrida.
"Acho que Alonso foi mais o fator desencadeante e depois foi uma reação em cadeia", disse ele. "É a primeira curva, que os convida retardar a freada, e acho que é um acidente de corrida e acredito que os dois pilotos da McLaren são inocentes desta vez".
O abandono duplo da McLaren na primeira volta significa que nem a equipe britânica nem a Red Bull têm respostas claras sobre o ritmo de corrida de cada um, com Verstappen afirmando que Norris teria sido mais rápido, já que o holandês relatou degradação excessiva do pneu traseiro e problemas de manuseio do carro.
Antes dos treinos de classificação, pós-sprints, as equipes podem fazer alterações de configuração no carro para o resto do fim de semana, o que dá à Red Bull uma janela para melhorar seu ritmo de corrida.
"Será muito disputado novamente", Marko prevê. "Ainda acredito que Lando foi o mais rápido e apenas Max, com uma volta excelente, conseguiu alcançá-lo, mas agora veremos o quanto ele abalou a confiança dos pilotos da McLaren. Max está cada vez mais forte, então acho que a primeira fila é o que podemos almejar".
BERNOLDI lembra CAUSOS com MAX, 'mala' ALONSO e CALADO HAMILTON, avalia BORTOLETO e + | RENAN GUERRA
Ouça o PODCAST MOTORSPORT.COM:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.