F1 planeja sistema de merchandise que fracassou na NASCAR
Categoria quer renovar sistema de compras de mercadorias oficiais para os fãs, mas conceito se mostrou errado para os torcedores da NASCAR

Em 2015, a NASCAR anunciou um acordo de 10 anos com a companhia especialista em merchandise, a Fanatics, que estarão trabalhando em um projeto para a F1, para ajudar a simplificar as vendas de produtos nas pistas.
A chave para a ideia era uma "megaloja" que centralize a compra de todas as mercadorias das equipes e pilotos.
Mas enquanto a ideia parecia excelente no papel, a experiência não agradou os fãs e em 2017 a categoria voltou a ter os tradicionais trailers, tão populares ao longo dos anos.
A F1 está se comprometendo com a ideia da "megaloja", e tem planos ambiciosos para ter um centro de vendas de mercadorias em 2018.
Sean Bratches, chefe comercial da F1, não pensa que o modelo de pequenas tendas seja o correto para a F1 e acredita que a Fanatics possa oferecer uma experiência que os fãs da categoria gostariam.
"A Fanatics é a líder do mercado neste tipo de espaço e tem muito conhecimento em termos de eventos esportivos. No próximo ano, teremos uma grande experiência. O fã poderá escolher itens que quiser e ver se ele se encaixa e se você deseja enviá-lo para casa, nossa parceira, a DHL, vai cuidar disso para você".
Bratches sugeriu que a tenda de mercadorias venderia souvenirs das equipes e pilotos, bem como itens oficiais e aqueles características de cada GP.
"Acreditamos que seja uma experiência em que os fãs estejam procurando", disse ele. "Nós fizemos muitas pesquisas que confirmam isso.”
"Se você olhar para a NASCAR, em termos de distribuição das vendas, você tem cerca de 5% do conteúdo próprio da NASCAR, 30% que são do tipo ’eu estava lá’ - como em um evento em Daytona -, e 65% são de equipes e pilotos.”
"Na F1 as mercadorias de equipes e pilotos serão predominantes. Queremos dar a eles uma plataforma melhor para comercializar suas marcas e mercadorias e aumentar as receitas."
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.