F1: Por que FIA tomou decisão que gerou ira de Verstappen no Brasil
Direção de prova decidiu esperar para acionar bandeira vermelha porque pôde ver nos painéis de Stroll que ele estava tentando levar carro ao pitlane; saiba
Max Verstappen, Red Bull Racing, talks to the media
Foto de: Lubomir Asenov / Motorsport Images
Após o holandês Max Verstappen, da Red Bull, criticar severamente a demora da direção de prova da Fórmula 1 para interromper a classificação do GP de São Paulo depois da batida do canadense Lance Stroll, da Aston Martin, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) deu a sua versão dos fatos.
A polêmica surgiu com a ira de Verstappen em decorrência dos 40 segundos para tremulação da bandeira vermelha quando do acidente de Stroll, o que fez com que Max fosse prejudicado pelo fato de o piloto taurino posteriormente não ter tempo de abrir outra volta rápida.
Assim, o tricampeão mundial foi eliminado no Q2, no qual ficou em 12º, e larga o GP no Brasil de 17º, já que paga neste domingo uma punição de 5 posições de grid por trocar componentes da sua unidade de potência.
Outras decisões da direção de prova da FIA também fortaleceram a fúria da Red Bull: o fato de que os acidentes de Fernando Alonso, espanhol da Aston Martin, e Alex Albon, anglo-tailandês da Williams, geraram bandeiras vermelhas imediatas.
O chefe taurino Christian Horner se manifestou à Sky: "Não entendo por que a bandeira vermelha demorou tanto para ser acionada, pois obviamente foi um grande acidente. A curva 3 é uma das curvas mais perigosas do circuito. Demorou 40 segundos para a bandeira vermelha ser acionada e é o segundo dia consecutivo em que tivemos decisões muito tardias, seja um safety car virtual (na sprint de sábado) ou a bandeira vermelha hoje. As outras bandeiras vermelhas foram todas instantâneas".
"Tudo o que você precisa fazer é se concentrar na segurança. Não se trata de deixar os carros terminarem as voltas. Stroll não estava tentando fazer o carro andar novamente. Ele estava fora", seguiu o comandante da Red Bull.
O Motorsport.com apurou que a direção de prova da FIA decidiu esperar um pouco para acionar a bandeira vermelha porque pôde ver nos painéis de Lance que ele ainda estava tentando trazer o carro de volta ao pitlane. Isso porque o canadense queria economizar tempo da Aston no conserto de seu AMR24.
Portanto, Stroll foi instruído por seu engenheiro a tentar trazer seu carro de volta, se possível, sendo informado de que seu motor e suas temperaturas ainda estavam OK. Somente depois que ficou óbvio para a direção de prova que o canadense não conseguiria continuar, devido aos danos na suspensão, e foi decidido dar bandeira vermelha. Mesmo depois da bandeira vermelha, a Aston ainda esperava que Stroll conseguisse levar seu veículo de volta ao pitlane, antes que ele tenha sido obrigado a desligá-lo.
Enquanto Stroll estava parado na área de escape na saída de uma curva em que vários outros pilotos haviam rodado ou batido, a FIA ficou satisfeita em manter as condições de bandeira amarela dupla até aquele momento, porque ela funciona efetivamente como uma bandeira vermelha local, com os pilotos sendo obrigados a reduzir a velocidade e estar preparados para diminuir no local do acidente, e seus tempos de volta arruinados de qualquer maneira.
No caso de Alonso e Albon, os pilotos sofreram batidas muito mais fortes, que levaram até o carro médico a entrar em ação, de modo que ficou imediatamente óbvio para o controle da corrida que uma rápida bandeira vermelha era necessária.
NORRIS POLE e VERSTAPPEN 17º em CAOS no BRASIL: Temos BRIGA PELO TÍTULO? Tudo do quali de INTERLAGOS
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Verstappen INJUSTIÇADO? Max tem DILEMA no Brasil, NORRIS e Ferrari PROMETEM, Pérez MAL e chuva em SP
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.