F1: Por que Hamilton foi penalizado em 10 segundos no GP do México
Documento dos comissários da corrida do México explicaram a punição do heptacampeão no embate com Max Verstappen
 
    Em uma disputa com Max Verstappen no início da corrida no GP do México de Fórmula 1, Lewis Hamilton sofreu uma tentativa de ultrapassagem do piloto da Red Bull que envolveu contato, mas não houve penalidade. Um pouco mais tarde, o piloto da Ferrari, então em terceiro lugar, travou as rodas em outro ataque do holandês, antes de cortar a pista pela grama e manter sua posição. Duas investigações foram iniciadas, seguidas de uma penalidade de 10 segundos.
Uma infração não penalizada...
O primeiro ponto investigado pelos comissários dizia respeito ao fato de ele não ter seguido a rota de retorno à pista determinada pela direção de prova. No entanto, nenhuma acusação foi feita nesse incidente.
"O carro #44 travou os freios na aproximação da curva 4 e entrou na área de escape", explicaram no documento. "Os comissários determinaram que o carro estava chegando com velocidade muito alta para permitir que o piloto usasse a faixa de retorno prescrita e que, por esse motivo, o piloto tinha uma justificativa válida para não cumprir a instrução do diretor de prova. Dadas as circunstâncias, os comissários não tomaram nenhuma outra medida".
... O outro sim
 
 Foi uma batalha acirrada entre Hamilton e Verstappen.
Foto de: Colin McMaster / LAT Images via Getty Images
No segundo incidente, a vantagem obtida por Lewis Hamilton ao cortar a pista também foi examinada pelos comissários. E nesse segundo ponto, foi considerado que o heptacampeão mundial havia cometido uma infração.
"O carro #44 travou os freios, saiu da pista na Curva 4 e atravessou a área de grama no caminho de volta para a Curva 5", afirmou o relatório. "Como o piloto não conseguiu seguir a trajetória prescrita pelo diretor de prova ao longo da linha amarela devido ao excesso de velocidade, não foi encontrada nenhuma violação das determinações do diretor de prova".
"No entanto, ao sair da pista e cortar a curva, o piloto obteve uma vantagem duradoura, ultrapassando o carro #1 e não devolvendo a posição posteriormente. A penalidade padrão por sair da pista e obter uma vantagem duradoura é, portanto, aplicada".
A "penalidade padrão" escolhida pelos comissários foi de 10 segundos e segue o que é recomendado nas diretrizes fornecidas à FIA para ajudar o painel a tomar sua decisão. No caso de uma vantagem duradoura obtida ao cortar a pista, é notificado que a penalidade é de pelo menos 10 segundos e que ela só pode ser reduzida para cinco segundos no caso de "circunstâncias atenuantes", que não foram observada pelos comissários nesse cenário.
MOLINA analisa MAX x McLARENs pelo título, projeta MÉXICO e avalia BORTOLETO / HAMILTON no fim de 25
Ouça versão áudio do Podcast:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
 
     
     
     
     
     
     
     
     
 
 
 
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
 
 
                            