F1: Por que Mercedes não consegue lutar por vitórias em 2025?
Apesar de conquistar pódios com Russell, a equipe ainda não conseguiu superar a McLaren (ou a Red Bull de Verstappen) nas corridas

Se você olhar para a classificação dos pilotos da Fórmula 1, fará todo sentido pensar que George Russell tem alguma chance de lutar pelo título de pilotos de 2025. O britânico de 27 anos tem sido um modelo de consistência até agora, completando todas as sessões de classificação e corridas - até mesmo as Sprints - entre os cinco primeiros, com quatro pódios em GPs.
Mas, da mesma forma, Russell não liderou uma única volta em uma corrida este ano. O mais próximo que chegou foi no GP do Bahrein, onde desafiou brevemente o pole position Oscar Piastri na largada, mas acabou em um distante segundo lugar, a 15,5 segundos da vitória.
"Quando se trata de ritmo puro, isso é classificação", comentou o chefe da equipe, Toto Wolff. "Você coloca tudo em jogo - o que o carro é capaz de gerar em termos de downforce? E nós estamos bem no jogo".
"Mas, no final, os pontos estão sendo dados para uma corrida. E a corrida significa também ser capaz de manter esse ritmo por um longo tempo, por muitas voltas, e não somos capazes de fazer isso."
Wolff não está errado. Nos três primeiros GPs da temporada, a Mercedes líder ficou a 0,289s da pole position, em média. A Mercedes reduziu essa diferença para 0,116s nos três últimos.
Enquanto isso, o ritmo de longa duração continua sendo um ponto fraco, e a diferença para a vitória em corridas sem safety-car continua aumentando: 11s na China, 17s no Japão, 27s em Jeddah e 38s em Miami.
"Simplesmente temos um carro muito rápido - acredito que em uma única volta ou em algumas voltas, absolutamente onde ele pode estar - mas simplesmente não somos bons com os pneus em uma corrida longa", admitiu Wolff. "E a McLaren mostra como isso está sendo feito. Até certo ponto, acho que a Red Bull, com Max [Verstappen], está lidando melhor com isso".

Lando Norris, McLaren, Andrea Kimi Antonelli, Mercedes
Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images
"Estamos sólidos no que estamos fazendo, mas eles estão definitivamente fazendo um excelente trabalho, sendo capazes de ir rápido nas curvas sem superaquecê-los".
Wolff também se recusou categoricamente a acusar a McLaren de ser atrevida em relação aos regulamentos técnicos; a equipe papaia supostamente encontrou uma maneira de evitar que o calor de seus freios aumentasse a temperatura do pneu traseiro para fora da janela de operação.
O austríaco insistiu que os líderes da equipe baseada em Woking eram "boas pessoas com integridade", acrescentando: "Não tenho dúvidas de que esses caras seguem as regras. É um desenvolvimento muito bom. Eles entenderam como gerenciar o pneu muito melhor do que todos os outros. E, na minha opinião, isso é totalmente legítimo".
"Além disso, do ponto de vista da gestão da equipe, quando alguém faz um trabalho melhor do que o nosso, não devemos olhar para isso e dizer que estão trapaceando, porque essa não é a atitude correta. Portanto, só precisamos melhorar e, eventualmente, não ficar 30 ou 35 segundos [atrás] em 55 voltas".
O foco no gerenciamento de pneus faz sentido para a Mercedes, com Wolff considerando-o "o maior diferencial entre as quatro principais equipes" e explicando que esse trabalho será "válido" para o carro do próximo ano, apesar da próxima revisão técnica em 2026.
"E estamos trabalhando nisso, totalmente nisso", afirmou ele. "Não é como se estivéssemos olhando para ele como um Bambi na frente dos faróis. Estamos trabalhando nisso, estamos lá dentro, estamos tentando descobrir, estamos experimentando - e com certeza seremos capazes de desafiar".
DESMAIO 'com' Hamilton, ALONSO 'intimidador', AFETO de LAUDA e PIQUET: a VIDA E OBRA de MARI BECKER
Watch: DESMAIO 'com' Hamilton, ALONSO 'intimidador', AFETO de LAUDA e PIQUET: a VIDA E OBRA de MARI BECKER
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast Motorsport.com debate NORRIS X PIASTRI, volta de COLAPINTO e MOMENTO de BORTOLETO
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.