Fórmula 1 GP da Arábia Saudita

F1: Por que Red Bull não protestou contra punição de Verstappen se Horner tinha 'evidências'?

Verstappen largou na pole em Jeddah, mas terminou em segundo lugar, depois de receber uma penalidade por seu incidente na primeira volta com o novo líder do campeonato, Piastri

Christian Horner

Max Verstappen sofreu um forte golpe ainda na primeira curva do GP da Arábia Saudita. O holandês passou pela parte de fora da pista, ganhando vantagem sobre Oscar Piastri, enquanto disputavam pela primeira posição na corrida. O tetracampeão da Fórmula 1 foi punido em cinco segundos logo após o Safety Car - causado pela batida entre Yuki Tsunoda e Pierre Gasly - deixar a pista.

No rádio, Verstappen insistiu que Piastri "não deixou espaço" para que os dois passassem e, por isso, o australiano era quem deveria ser penalizado. No entanto, os comissários de pista mantiveram o veredito e isso ajudou na vitória de Oscar.

No entanto, um caso curioso chamou a atenção: Christian Horner, chefe da Red Bull, estava mostrando para quem quisesse ver os prints da manobra, onde ele insistia que seu piloto tinha "clara vantagem" na manobra. Então, por que a equipe de Milton Keynes não protestou contra a decisão da pista?

Leia também:

O chefe dos taurinos insiste que, mesmo que eles tivessem as fotos das câmeras on-board de Verstappen que provassem que o holandês tinha a preferência na curva, era "improvável" que a equipe apresentasse algum protesto contra os comissários.

Os cinco segundos cumpridos no pitlane efetivamente decidiram o resultado final da corrida, deixando o piloto e sua equipe furiosos. A Red Bull ainda tem a possibilidade de apresentar novas provas por mais algumas horas depois da etapa, mas Horner descarta a ideia.

"Obviamente, conversamos com os comissários de bordo após a corrida", disse Horner. "Eles acham que foi um golpe certeiro. Portanto, o problema é que, se formos protestar, eles provavelmente manterão sua posição".

"Pediremos a eles que deem uma olhada nas imagens de bordo que não estavam disponíveis no momento da corrida. Vamos apresentar isso a eles primeiro, mas acho que é altamente improvável".

Max Verstappen, Red Bull Racing, Oscar Piastri, McLaren

Max Verstappen, Red Bull Racing, Oscar Piastri, McLaren

Foto de: Kym Illman - Getty Images

Horner disse isso enquanto produzia capturas de tela da câmera on-board de Verstappen para demonstrar que seu piloto estava à frente no ápice da curva 1.

"Achei que foi muito duro", acrescentou. "Não devolvemos a posição porque não acreditamos que ele tenha feito algo errado".

"Você pode ver claramente no ápice da curva que Max está claramente à frente. As regras de vantagem foram discutidas anteriormente, e foi uma decisão muito dura".

"Se tivéssemos desistido, o problema é que, obviamente, você também corre no ar sujo e fica em risco com George [Russell], então a melhor coisa a fazer era, naquele momento, receber a penalidade, abaixar a cabeça e continuar".

"Estávamos em boa forma. Tivemos que cumprir a penalidade de cinco segundos e, depois disso, com o mesmo tempo básico de Oscar, ele terminou 2,6 segundos atrás, portanto, sem a penalidade de cinco segundos, hoje teria sido uma vitória".

"Mas sempre haverá uma diferença de opinião sobre uma decisão muito controversa como essa".

Max Verstappen, Red Bull Racing, Oscar Piastri, McLaren

Max Verstappen, Red Bull Racing, Oscar Piastri, McLaren

Foto de: Gabriel Bouys - AFP - Getty Images

Horner disse que o fato de os comissários de bordo terem aplicado uma penalidade de cinco segundos em vez dos 10 segundos habituais sugeriu que eles também estavam em dúvida sobre o incidente naquele momento.

Importante ressaltar que a decisão de aplicar apenas cinco segundos e não dez, o que teria sido a punição prevista no regulamento, foi tomada porque ainda era a primeira volta da corrida e os comissários não quiseram 'interferir' demais no resultado.

"Sim, acho que eles estavam", disse ele. "Quando você olha para isso [aponta para a captura de tela], não consigo entender como eles chegaram a essa conclusão".

"Max não pode simplesmente desaparecer neste momento, então talvez essas regras precisem ser revistas. Não sei o que aconteceu para deixá-los correr na primeira volta. Isso parece ter sido abandonado".

Watch: F1 AO VIVO: Debate pós-GP da ARÁBIA SAUDITA | PÓDIO

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Russell MELHOR DO ANO até aqui? CRISE de Max/RBR, Piastri x Norris, BORTOLETO e Ferrari | Splash/Go

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

In this article
Filip Cleeren
Fórmula 1
Max Verstappen
Red Bull Racing
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics
Artigo anterior F1: Sauber explica estratégia de Bortoleto em Jeddah e assume responsabilidade por resultado ruim de brasileiro

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros