Fórmula 1 GP de Mônaco

F1: Por que Stella discorda da perda de forma percebida pela McLaren

Chefe de equipe analisa o ritmo de corrida mais difícil da equipe de papaia em Ímola em comparação com a Red Bull de Max Verstappen

O chefe de equipe da McLaren na Fórmula 1, Andrea Stella, discorda da noção de que sua equipe teve um desempenho pior do que o esperado em Ímola, dizendo que a comparação com um fim de semana dominante em Miami é besteira.

Leia também:

Oscar Piastri fez a pole em Ímola, à frente de Max Verstappen, mas depois de uma brilhante ultrapassagem do campeão mundial, a Red Bull parecia ter a medida da McLaren em uma distância de corrida, com um gerenciamento de pneus muito mais forte do que anteriormente.

No campo da Red Bull, houve uma sugestão de que tanto as atualizações da própria equipe quanto o baixo desempenho da McLaren desempenharam um papel na dramática reviravolta desde Miami, onde Verstappen terminou 40 segundos atrás do vencedor Piastri.

Mas quando perguntado por que a McLaren não estava tendo um desempenho tão forte quanto muitos esperavam, o chefe da equipe, Stella, discordou que a equipe tivesse necessariamente um desempenho inferior, dado o layout do circuito de Ímola ser muito diferente do de Miami.

"Não concordo com essa afirmação. Acho que há uma tendência de comparar situações distintas", disse Stella. "Quando eu estava na escola, o professor sempre dizia para não comparar coisas que são diferentes. Certifique-se de que você seja específico, analítico e preciso na forma como usa as informações. Ímola pertence à categoria de pistas como Arábia Saudita e Japão: curvas de alta velocidade, pistas estreitas e, se olharmos para a pole position desses circuitos, foi a Red Bull. E na corrida na Arábia Saudita, se não fosse a penalidade para Max, Max teria vencido a corrida."

"Se olharmos para o ritmo da McLaren e da Red Bull no Japão e na Arábia Saudita, para mim o quadro é muito consistente com o quadro que tivemos em Ímola. Mas se compararmos a corrida de Ímola com a corrida de Miami, estaremos comparando situações diferentes", explicou. 

Andrea Stella, McLaren

Andrea Stella, McLaren

Foto de: Bryn Lennon / Formula 1 / Getty Images

"Miami é um circuito dominado pela baixa velocidade e, com todo o investimento aerodinâmico que fizemos, nosso carro melhorou muito nessas curvas de baixa velocidade. Se quisermos comparar Miami, vamos olhar para o que aconteceu na China, onde as duas McLarens desapareceram, e no Bahrein, onde Oscar dominou e Lando começou em P6, mas ainda assim conseguiu recuperar posições", pediu Stella. 

Por que Mônaco é diferente

O chefe de equipe deu sugestões de que a Red Bull estava usando a vantagem geral do carro da McLaren, independentemente do circuito, para aumentar a pressão sobre a equipe de Woking, enquanto outros acham que a McLaren está ansiosa demais para minimizar sua forma.

"Se compararmos os circuitos que são parecidos entre si, acho que pode tirar as próprias conclusões em termos de onde está a avaliação factual de um ponto de vista técnico", disse ele. "A F1 é um negócio técnico, mas obviamente algumas pessoas são boas em jogar iscas aqui e ali, afastando-se dos fatos técnicos. Cabe a você morder a isca, deixe-me dizer."

Quando perguntado que tipo de pista é Mônaco, Stella respondeu: "Este é um caso único. Eu não ficaria surpreso se, digamos, a Ferrari fosse o carro principal, então veremos. Talvez façamos mais algumas corridas e criemos algumas categorias melhores e exatas."

LECLERC supera McLARENS e lidera SEXTA em MÔNACO! PIASTRI BATE, MAX 10º e BORTOLETO supera HULK! 

Watch: SEXTA-LIVRE AO VIVO: Tudo sobre o dia de treinos da F1 em MÔNACO

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Ouça à versão em áudio do Podcast Motorsport.com com Beto Monteiro:

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

In this article
Filip Cleeren
Fórmula 1
McLaren
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics
Artigo anterior F1: Verstappen acredita que Ferrari "deu um grande passo" em Mônaco

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros